A Saúde DO Casamento (RC)

Esta semana decidi falar sobre um assunto que não domino: O CASAMENTO.“Como assim? Todos pensam que você tem um casamento feliz!”, e tenho. Mas isso não eh o suficiente para eu falar sobre o assunto. E fui pesquisar na web. E vocês acreditem: pouco encontrei. Tudo bem, tem alguma coisa, mas especificamente ‘A SAÚDE DO CASAMENTO’, não!

As pessoas casam-se por várias razões, mas normalmente o fazem para dar visibilidade à sua relação afetiva, para buscar estabilidade econômica e social, para formar família, procriar e educar seus filhos, legitimar o relacionamento sexual ou para obter direitos como nacionalidade (Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre).
Meus pais tiveram aquele casamento típico do pós-guerra e dos anos seguintes de 50/60 (não comecem a fazer contas porque demorei longos anos após o casamento para vir ao mundo! Socorro!). Tive pai, tive mãe. Sim, tenho uma irmã, Gemea! Mas a família e o casamento em termos de entendimento... bem... agora com a maturidade (arg! Não gosto dessa palavra! Hoje estou assim: não querendo parecer ‘velha’, me perdoem tantas interrupções, não vão acontecer novamente, prometo). Olhei de longe o casamento de tios e tias, de primos, de mães de amigos. Tive um grande bom exemplo vindo de meus compadres, que contando a época de namoro somam bodas de prata! E são jovens (ah! vem eu de novo!): eles sempre se mantiveram juntos, nas subidas e nas descidas, nunca desistiram, nunca se arrependeram, sempre se suportaram!
Uso essa palavra agora, ‘SUPORTARAM-SE’, porque ela muito representa. Não quero dizer que eles se aguentaram, porque não o podiam fazer diferente. Digo isso porque o podiam fazer e não fizeram. Explico melhor, uso o verbo no sentido de ‘DAR SUPORTE’.
Abro um parentes e vou olhar o que o Dicionário/Tradutor Babylon quer dizer:
SUPORTAR
apoiar; carregar; sustentar; abraçar uma... {
support}
sustentar, patrocinar; confirmar, ver... {
uphold}
escorar, apoiar, sustentar {
prop}
atar; ligar; cercar; rodear {
brace}
dar à luz, parir {
bear}
sustentar; tolerar; sofrer; produzir;... {
bear}
carregar; transmitir; continuar {
carry}
E eis que acho, sem querer-querendo, a definição do que entendo de casamento e por conseguinte do que entendo por SAÚDE DO CASAMENTO: dois parceiros, juntos, apoiam-se, sustentam-se (uma ao outro, ou um o outro, financeiramente, inclusive), atam-se nas alianças que são trocadas, dão a luz filhos (que podem vir de forma diversa, ou podem se traduzir num projeto comum), toleram-se, sofrem juntos e apartados (ou porque ficam apartados sofrem), carregam o que do começo trouxeram, e transmitem ao longo do tempo e dos anos (que espera-se vivam juntos) a continuidade (leia-se desenvolvimento) da alma de cada um respeitada, que uma vez juntas produzem ‘algo’, qualquer coisa que o valha - a despeito de toda clemencia do mundo ‘ fora’, com bundas e rostos perfeitos, ou peitos e biceps definidos, com bolsos cheios de dinheiro (ou querendo mais dinheiro), com riscos, com aventuras e desventuras, qualquer coisa que seja diferente da ‘rotina do casamento’.

A antropóloga Mirian Goldenberg, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e autora dos livros Ser Homem, Ser Mulher – Dentro e Fora do Casamento (ed. Revan) e Os Novos Desejos (ed. Record) fala que a urgência e falta de disponibilidade para aceitar falhas e imperfeições tem raiz na mentalidade de que as pessoas são descartáveis – outro estigma de nossos dias. Mirian reflete: “As novíssimas gerações se mostram pouco dispostas a estabelecer laços”. Para o encontro dar certo, é preciso equilibrar os dois pratos da balança: atender às necessidades do outro sem desprezar as nossas, saber dar espaço e conservar o próprio, se empenhar para atingir as metas do casal sem abrir mão dos sonhos pessoais. Precisamos ser um tanto “budistas”, como se diz por aí, e desenvolver atitudes afinadas com essa filosofia oriental – aceitação, tolerância, humildade –, além de resistir à tentação de querer impor ao outro não apenas nossa vontade mas também nosso ritmo e velocidade.


Algumas dicas, entretanto, servem para todos os tipos de casais que desejam, verdadeiramente, permanecer com SAÚDE NO CASAMENTO, para que esse, o próprio casamento, não adoeça! Gostei muito dos ‘7 passos de um casamento feliz’, que encontra-se no post seguinte. Vale a leitura (ao menos dos tópicos!).

O casamento para mim veio na hora certa. Tive sorte, também, eh verdade. Mas ele, o marido, teve mais sorte ainda, vocês não acham?
Na verdade o meu maior prazer eh descansar, ter uns minutinhos de sossego, depois de matar "o leão" de "todo dia"! (RC)
Em tempo: meu leão parece manso, mas eh um leão...

3 comentários

  1. Não quero comentar o texto. Quero apenas parabenizá-la pelo blog. Sou fã da Martha Medeiros e descobri seu blog através do dela. Quanta coisa para ler!!! E quanta coisa interessante!!!Diferente de muitos que tenho visto. Real, atual e inteligente.

    ResponderExcluir
  2. Obrigadissima, Sonia! E vc sintetizou mesmo o que desejo para esse Blog: real, atual e inteligente! Uau!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Legal seu Blog, coloquei hoje no meu Blog o seu.
    "Tailândia"

    http://brazilians-abroad-blogs.blogspot.com/

    Boa sorte! Maciel (Suécia)

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon