VIDEO DO MÊS



Apenas um adendo ao BELO VÍDEO: Para im, o "amanhã" começa "agora"!

FOTO EXTRA: BRAZIL exportando para THAILAND!

Hoje fui dar umas voltinhas no Shopping - porque ninguém é de ferro - e encontrei lindas moças! e uma delas... representando o Brasil (aqui, ladies boys). Nossa brasileira (assim que descobrir o nome dela, publico) foi muito simpática, registre-se.

SHREK, O ANTI HEROI APAIXONADO

SINDROME DE CINDERELA ou A ESSENCIA NÃO MUDA (RC)

CINDERELA ou FIONA?
A essencia não muda. Mas nós mulheres, desde o bercinho cor de rosa, fomos criadas para acreditar exatamente no contrário, pois em Contos de Fada a essencia… muda!
Aprendemos, assim, ainda pequenas, algo que não esta sob nosso alcance, algo que não existe. Isso independe de sua idade e de sua geração, pois a décadas e décadas os contos de fadas são os mesmos. Altera-se uma ou outra coisa, um ou outro detalhe, mas o final de cada história é sempre o sonho de casamento com o Príncipe Encantado realizado.

E viva Shrek que conseguiu lindamente romper este estereótipo! E viva de novo para sua história, pois nela o Príncipe “Encantado” (“Encantado” é o nome do príncipe na história de Shrek) é na verdade o grande Vilão da trama! Aplausos!


Como eu dizia com breve análise verifica sem dificuldade que eu dizia a verdade: a essencia não muda na vida real… mas nos contos de fada, muda: o Sapo vira Príncipe, a Fera vira Príncipe, etc. E no belo beijo apaixonado do final, ninguém reclama com o Sapo ou a Fera transformam-se num belo exemplar  Homo sapiens masculino! Ninguém grita ou esbraveja: “Mas eu me apaixonei pelo Sapo”! ou: “Eu quero a Fera de volta”!

E eu chamo isto de "SINDROME DE CINDERELA".
 O que acontece? Acontece então que, nós mulheres, ao chegar o momento em que devemos encontrar, ou melhor, detectar nosso Príncipe, qualquer Sapo e Fera “tá valendo”, pode ser considerado uma ótima opção, pois no fundo, acreditamos que poderá ser tornar um belo- bondoso-corajoso-amoroso Príncipe, COM UM BEIJO!, com NOSSO AMOR!

Eu mesma cometi esse erro, diria equivoco, pelo menos duas ou tres vezes antes de me casar.
Eu achava o Sapo: enfeitava-lhe, comprava-lhe novas camisas, mudava seu penteado; achava a Fera: ensinava-lhe boas maneiras, colocava-o de volta aos bancos escolares, etc. E… bem, beijos e mais beijos e nada de virarem Príncipes! Em tempo pude vê-los como Sapos e Feras.
Foi mesmo um deles que me alertou acerca de si: “a essencia nao muda!” E contou-me a seguinte história:
Um escorpião queria atravessar o rio, mas não sabia nadar. Então, pediu a tartaruga que o ajudasse carregando-o nas costas até o outro lado.
Mas a tartaruga respondeu: - Eu não posso ajudá-lo, tenho medo de ti, você vai me enfiar o ferrão e eu vou morrer.
- Não, não. Prometo, respodeu o escorpião. Eu ser-lhe-ei grato.
Então, a tartaruga concordou e levou o escorpião até o outro lado da margem do rio. Ao chegar lá, o escorpião enfiou-lhe o ferrão e disse: - Perdoe-me, não pude evitar: é minha essencia.”

O Shrek quis mudar sua essencia, mudando a sua aparência, acreditando que assim teria o amor de sua Princesa, essa por sua vez também não acreditava em sua real essencia, e o seu feitiço era justamente ter que se sujeitar aos estereótipos sociais – no caso dela, da Princesa linda, magrinha e perfeita, de bons modos, etc. No filme, os dois se apaixonaram por suas essencias, e ao final, clamam por suas reais feições de Ogro! E, desse jeitinho, foram FELIZES PARA SEMPRE.
- FIM -
(RC)


Ah! Os estereótipos... (RC)

Eu estava pensando, pensando… como de costume, aliás, pois não consigo parar de pensar! rsrsr! E lembrei-me da frase do Sr. Pedro Bial, que logo logo voltará a telinha pelo menos seis vezes por semana para apresentar o BIG BROTHER BRASIL (prometo falar disso uma outra hora), que diz:
BRINQUE DE SER SÉRIO, MAS LEVE A SÉRIO A BRINCADEIRA
Posto isto lembrei-me imediatamente da primeira vez que o vi ao vivo. Eu obviamente não sabia quem ele era, mas me chamou a atenção por ser um homem muito alto, bonitão, dentro de uma vitrine de uma loja do Leblon (bairro da zona sul do Rio de Janeiro). Ele estava “dentro” da vitrine, declamando poemas e versos, e sendo filmado. Fiquei ali alguns minutos observando e fui para casa.
Logo depois soube que era um autor, um escritor, e fazia parte de um grupo chamado Os Camaleões (o trio recitava poesias em bares do Rio de Janeiro). Gente! isso tem mais de 20 anos! Tá bem, lá vão vocês fazerem contas! Não o façam
E assim, conclui, de novo!, que minha essencia não mudou.
Sempre estive antenada com cultura e artes. Ia a pecas de teatro sozinha, sem me incomdar. É curisoso lembrar. Lembro também que pedia a minha mãe que me desse livros para ler, e que eu pegava sempre os da vizinha, emprestados. Lembro que eu era moleca de brincar no meio da rua, de bola, de pique, mas usando lindos vestidinhos curtos… Lembro-me que sempre defendi minha irmã, e saía no tapa com meninas ou meninos se fosse preciso; e sempre fui a intercomunicadora entre meus pais…
E falando de essencia, de idade... tenho o mote para encaixar o artigo que vem logo a seguir da Lya Luft. Que durante uma Palestra viu-se surpreender a todos com a revelação de sua idade (é por isto que não revelo a minha...), a despeito de todo o mais – e imagino o quão mais importante era – que dizia até aquele ponto! Ora! É o estereotipo de novo!
A minha essencia nunca deu ouvidos aos estereótipos. Ainda bem. Fui a vida toda a "menor da sala". E dai? O que que isso tinha de tão importante? Mas sempre que podiam, isso era ressaltado! O que fiz com isso? Nada! Ri por dentro a vida toda! Nunca me senti "menor". Hoje, costumo brincar que se tivesse 1,80 m seria "insuportável" de tão "perua" e tão "dona de si". O Criador sabia o que estava fazendo ao economizar-me o tamanho! Porque senão, eu não seria quem eu sou. E, sinceramente, gosto de quem sou. Defeitos? Tenho-os, é claro! E ainda bem! Pois sou imperfeita e inacabada, e como diria Buda sou “impermanente”.
Por que que todo gordo tem que ser divertido?
Por que toda baixinha tem que ser menor?
Por que toda mulher bonita só pode ser bonita?
Por que a mulher tem que ser mãe?
Por que? Por que?
Por que a pessoa inteligente, a estudada, a catedratica, não pode ser vaidosa?
Por que a pessoa feia – em contrapartida a bonita-e-burra – é sempre inteligente (“ah! Mas ela e inteligente!” Logo dizem!)
Por que o magro tem que ser fraco?
Por que o filho deve se parecer com o pai?
Por que quem usa óculos é CDF?
Por que o céu é azul?
Por que tudo TEM que ter um porquê?

Quero ser livre! Dos estereótipos!
Amém!
(RC)

POST RELACIONADO:
- "Hoje, voce é a mesma pessoa que era antes?", Jul 2009
-"Lya Luft: A fonte da juventude chama-se "mudança".", Out 2009 

Para saber mais sobre PEDRO BIAL e OS CAMALEÕES acesse:
- Pedro Bial, Revista Isto É
- Claufe Rodrigues, Poeta de Os Camaleões
- Pedro Bial, "o-poeta-do-big-brother"

Lya Luft: A fonte da juventude chama-se "mudança".


ATENÇÃO! Lya Luft INFORMOU NA REVISTA VEJA DE 04/11/09 QUE ESTE TEXTO "NÃO É DELA"!

"Mês passado participei de um evento sobre as mulheres no mundo contemporâneo .
Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades.
E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi.
Foi um momento inesquecível...
A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.
Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'
Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.
Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas.
Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada.
A fonte da juventude chama-se "mudança".
De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora.
A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.
Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.
Mudança, o que vem a ser tal coisa?
Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.
Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.
Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos.
Rejuvenesceu.
Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol.
Rejuvenesceu.
Toda mudança cobra um alto preço emocional.
Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza.
Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.
Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna.
Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.
Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.
Olhe-se no espelho... "
Lya Luft
(Texto que circula na internet, enviado pelo meu amigo M. Turo)

ATENÇÃO: LYA LUFT NA REVISTA VEJA DE 04/11/2009 INFORMA AOS LEITORES QUE ESTE TEXTO NÃO É DELA! NÃO CONSIGO ENTENDER PORQUE ALGUEM COM A CAPACIDADE DE ESCREVER ALGO TÃO LEGAL, PRECISA SE "ESCONDER" ATRAS DE UM "NOME FAMOSO" COMO O DE LYA...

NOVIDADES: nossa amiga SONIA nos trouxe uma ESCLARECEDORA contribuição! Ela nos escreveu: "o texto que foi creditado a LYA Luft. É MESMO DA MARTHA MEDEIROS. O título é OS OLHOS DA CARA e foi publicado em 06 de abril de 2008. A justiça foi feita. "
Obrigada mais uma vez, Sonia!


FOTO DA SEMANA




Como sempre, apesar de considerar-me "totalmente urbana", recorro a Natureza que grita em todos os arredores desta casa, para observar, analiar e sempre algo concluir. Neste caso: a dedicação, o capricho e a falta de preguiça do Marimbondo ao construir a sua Morada.
(RC)

DOMINGÃO: VAMOS RIR UM POUCO COM AS MANEIRAS REGIONAIS DE ELOGIAR UMA MULHER!

CASA, COMIDA & ROUPA LAVADA (RC)

Só se decepciona quem se ilude”. Esta terrível frase foi-me dita quando eu tinha cerca de 17 anos e era ainda uma estagiária da Caixa Economica Federal (CEF), por um colega-superior, bem mais velho, em frente a Cantão (loja famosa e antiga, de moda-jovem do Rio de Janeiro). Por que dou tantos detalhes? Jaustamente porque ela, a frase, foi impactante e eu gravei para sempre. Guardei-a ainda menina (pode-se dizer assim) na minha mente. Qual o contexto que ela foi dita? Não lembro e sequer importa! O fato é que sempre quando penso que decepcionei-me com algo ou alguém, logo me vem a mente “você se iludiu...”
Pois bem, até semana passada eu tinha uma amiga de infância. Nunca me iludi com ela, e portanto hoje escrevo sobre o acontecido, mas sem decepção.
Não me decepcionei quando recebi dela um email totalmente equivocado “quebrando” nossa relação. Bem... a relação era minha, pois a amizade era minha. Era algo que “eu” tentava (em vão) manter a despeito do tempo e da distância. Era uma amizade de “via única” e amizades são uma “mão dupla”... portanto, era uma meia-amizade para ser mais exata.
Mais ou menos há vinte anos atrás (vocês estão proibidos de fazer contas, já disso isso antes!!!), também perdi uma amizade que parecia promissora. Mas foi diferente: a mulher (minha amiga) desconfiada de traição do marido (também meu amigo, que trabalhava no mesmo lugar que eu) resolveu “jogar vverde” como se diz por ai, e disse-lhe que “euzinha” havia lhe contado “tudo” sobre “a amante”! E eu??? Que nem sabia que ele tinha outtra!!!??? Vi de um dia para o outro a amizade terminar e só soube do motivo uns dez anos depois! Pode? Eu só tinha sido o instrumento tolo daquelo tudo... mas isso é uma outra história!
Voltando ao caso.
Aliás a outro caso.

Tenho uma outra amiga, que deixei no Brasil, que ainda me faz chorar quando me lembro do momento exato da nossa despedida, quando nos abraçamos fortemente, ela igualmente emocionada, jurou-me tantos sentimentos sem nada dizer naquele abraço! Eu os ouvi! Juro!
Sua filha, melhor amiga de minha filha de 6 anos. Isso me dava um tremendo orgulho. Um orgulho da minha filha sabber fazer (na minha opinião) boas escolhas. E aquela era (na minha opinião) um ótima escolha de amizade. Gostava demais – e ainda gosto por demais – de mãe e filha.
Eu vim para cá, do outro lado do Globo, mandei-lhe emails, telefonei, cheguei a recorrer a um pequeno bilhete endereçado ao Brasil... e nada. Nunca me respondeu. Não sei se lê este Blog... se um dia saberá dessas letras... Na verdade o "quase nada" que escreveu-me foram em formas monossilábicas e lacônicas.
Não entendo.
Voltando a minha amiga de infância, seu sonho é casar-se e ter uma familia (isso impõe “filhos”). Mas ela parece não compreender que o custo disso pode ser demasido caro: pode custar-lhe a felicidade.
Por que digo isso? Porque casar e ter filhos ainda é a grande cobrança (hipócrita) feita às mulheres tanto da Sociedade, quanto delas mesmas. E uma determinada escolha só para "não ficar para titia" pode significar ser infeliz no casamento.
Conheço uma moça que prefere dizer-se divorciada, a “confessar” sua solteirice! Ora essa!
Antigamente quando se dizia “TER CASA, COMIDA & ROUPA LAVADA”, era o mesmo que dizer “CASAR-SE”. Mas hoje pode ser diferente: homens e mulheres podem ter seu próprio canto, ter vida independente e se realizarem com isso. Há também enorme número de jovens-adultos, atualmente, que não saem da casa de seus pais. Têm mais de 30 anos, namoram, trabalham com renda financeira própria, mas não deixam a casa dos pais. E isso, simplesmente isso, não os desmerece. Por que assim escolhem viver? Infinitas razões, inclusive ter “casa, comida & roupa lavada”!
O tema é complexo, já falei demais, e fiquei com preguiça de discutir isso agora! Perdões!
A minha antiga amiga, pois, que sonha com “casa, comida & roupa lavada” não percebe que isso tudo ela já tem; que pode optar, eventualmente, com quem vai dividir tais direitos e obrigações (digamos assim), mas que não precisa fazê-lo por uma convenção, a despeito de arriscar o pouco de felicidade que ainda pode haver na sua vida – pois uma má escolha (não necessariamente "do" homem, mas até mesmo do "novo estilo de vida") pode arruiná-la para sempre.
Qual o "Resumo da Ópera"?
1- ter "casa, comida & roupa lavada" não é mais sinonimo absoluto de "casar" e também não é garantia de sucesso e felicidade, por si só;
2- o primeiro amor (lato sensu) é para sempre;
3- espero que minha filha não  se decepcione e não viva, prematuramente, o rompimento de uma amizade de infância e, independentemente do tempo que vamos ficar aqui, desejo que quando a gente volte, ela esteja lá, no mesmo lugar onde a abraçamos tão fortemente.
(RC)

A FORÇA DO PRESENTE

"Fosse a tua vida três mil anos e até mesmo dez mil, lembra-te sempre que ninguém perde outra vida que aquela que lhe tocou viver e que só se vive aquela que se perde. Assim a mais longa e a mais curta vida se equivalem. O presente é igual para todos, e o que se perde é, por isso mesmo, igual, e o que se perde surge como a perda de um segundo. Com efeito, não é o passado ou o futuro que perdemos; como poderia alguém arrebatar-nos o que não temos? Por isso toma sentido, a toda a hora, nestas duas coisas: primeiramente, que tudo, desde toda a eternidade, apresenta aspecto idêntico e passa pelos mesmos ciclos, e pouco importa assistir ao mesmo espectáculo em duzentos anos ou toda a eternidade; depois, que tanto perde o homem que morre carregado de anos como o que conta breves dias, consistindo a perda no momento presente; não se pode perder o que não se tem. ".
Marco Aurélio (Imperador Romano), in "Pensamentos"


PRA VOCÊ PARAR - LULU SANTOS (CASA, COMIDA E ROUPA LAVADA)



Para saber porque Lulu Santos escreveu essa musica, veja:
http://www.youtube.com/watch?v=I7ENllIYHak

CURSO SÓ PARA HOMENS - vamos rir um pouco!

PARA QUEM QUER CASA, COMIDA & ROUPA LAVADA
Se você ainda namora ou está noiva, sugiro que inscreva seu parceiro JÁ! Descontos especiais nesses casos! Se já é casada... bem... talvez você precise de uns módulos de reforço, ao final do curso!

INSCRIÇÕES ABERTAS ! (vagas limitadas) NÃO PERCAM

Novo Curso de Formação para Homens

OBJETIVO PEDAGÓGICO
Permite aos homens desenvolver a parte do corpo da qual ignoram a existência ( o cérebro ).

SÃO 4 MÓDULOS

Módulo 1: Introdução (Obrigatório)
1. Aprender a viver sem a mamãe (2.000 horas)
2. Minha mulher não é minha mãe (350 horas)
3. Entender que não se classificar para o Mundial não é a MORTE (500 hs)

Módulo 2: Vida a dois
1. Ser pai e não ter ciúmes do filho (50 horas)
2. Deixar de dizer impropérios quando a mulher recebe suas amigas (500 hs)
3. Superar a síndrome do ' o controle remoto é meu' (550 horas)
4. Não urinar fora do vaso (1.000 horas - exercícios práticos em vídeo)
5. Entender que os sapatos não vão sozinhos para o armário (800 hs)
6. Como chegar ao cesto de roupa suja (500 horas)
7. Como sobreviver a um resfriado sem agonizar (450 horas)

Módulo 3: Tempo livre
1. Passar uma camisa em menos de duas horas (exercícios práticos)
2. Tomar uma coca-cola sem arrotar, quando se está à mesa (exercícios práticos)

Módulo 4: Curso de cozinha
1. Nível 1 (principiantes - os eletrodomésticos) ON/OFF = LIGA/DESLIGA
2. Nível 2 (avançado) minha primeira sopa instantânea sem queimar a panela.
3 . Exercícios práticos - ferver a água antes de por o macarrão.

CURSOS COMPLEMENTARES: POR RAZÕES DE DIFICULDADE , COMPLEXIDADE E ENTENDIMENTO DOS TEMAS , OS CURSOS TERÃO NO MÁXIMO 3 ALUNOS.

1. A eletricidade e eu: vantagens econômicas de contar com um técnico competente para fazer reparos;
2. Cozinhar e limpar a cozinha não provoca impotência nem homossexualidade (práticas em laboratório);
3. Porque não é crime presentear com flores , embora já tenha se casado com ela;
4. O rolo de papel higiênico: Ele nasce ao lado do vaso sanitário? (biólogos e físicos falarão sobre o tema da geração espontânea)
5. Como baixar a tampa do vaso passo a passo (teleconferência);
6. Porque não é necessário agitar os lençóis depois de emitir gases intestinais (exercícios de reflexão em dupla);
7. Os homens dirigindo, podem SIM, pedir informação sem se perderem ou correr o risco de parecerem impotentes (testemunhos);
8. O detergente: doses, consumo e aplicação. Práticas para evitar acabar com a casa;
9. A lavadora de roupas: esse grande mistério!!
10. Diferenças fundamentais entre o cesto de roupas sujas e o chão (exercícios com musicoterapia);
11. A xícara de café: ela levita, indo da mesa à pia? ( exercícios Dirigidos por Mister M);
12. Analisar detidamente as causas anatômicas, fisiológicas e/ou psicológicas que não permitem secar o banheiro depois do banho.

(Texto enviado via email, de autoria desconhecida)

FOTO DA SEMANA


Quando vi, da minha janela do quarto, a menininha na espreita, corri para pegar a Camera e tirar essa foto! Mas tem gente que não consegue ver... Você a vê?
(RC)

MEU BABY PINK & O BOM VENDEDOR (RC)


Bem, comprei meu mini laptop! Estava de olho já tem algum tempo! Mas... cá estou eu com meu velho caderninho, sentada no Gazebo da Escola das crianças esperando a hora da saída. Espero me acostumar logo com meu novo “brinquedinho”.

Comprei-o esta semana. E enfrentei um grande dilema para fazê-lo. Minha decisão ainda nao saiu da minha cabeça, para falar a verdade.

Já disse a vocês que mudei e estou mudando com relação a Dinheiro (sim, com letra maiuscula). Então, fui comprar meu Baby Pink (será o seu nome). Antes pesquisei bastante, olhando nos sites, revistas, e nas lojas entrei e sai diversas vezes.

Um era este. O outro, “teoricamente” melhor: menor, mais “rosa” (todo rosa), com imagem HD e no mais parecia igual ao primeiro. Um Toshiba o outro Sony. O Segundo 4 mil Bath mais caro! Cerca de 30% mais caro! Se pensarmos em Reais, R$ 280,00 mais caro. Mas estamos na Thailandia, e assim, penso que devo pensar o que representa 4 mil Bath na Thai, e é muito. Afinal, quanto vale 30 % no orçamento doméstico? muito; quanto vc ficaria feliz se seu salário aumentasse AGORA 30%? muito.

Ademais, eles estavam em lojas diferentes, com tratamento diferenciado ao Cliente. O mais caro não me dava desconto nem “gifts” O vendedor do mais barato me oferecia ainda uma “malinha” (toda rosa, irresistível, para quuem está com “mania de rosa”), um mouse, um fone de ouvido, paninho e produto para limpar a Tela e... DESCONTO! Eu podia resistir???

O vendedor do produto mais caro, pouco se esforçou. Somente no final (sim, porque eu ia e vinha das duas lojas – uma ao lado da outra – diversas vezes, como uma insana. Foi mais fácil escolher meu vestido de Casamento!) ele me ofereceu 500 Bath de desconto (tipo R$ 35,00) e uma “pastinha rosa”... Mas ai, meu coraçção já tinha falado mais alto (ou foi a razão???) e optei por aquele onde recebi o melhor tratamento ou onde o vendedor lutou mais e melhor.

Ainda penso na imagem das Wonder Girls em HD, na mini tela do Sony! Este não é tãooooo HD... mas acho que fiz a escolha certa.

Baby Pink, ai vamos nós!
(RC)

"Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal"

Um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal: estes quatro elementos fazem parte de uma das melhores histórias sobre atendimento que se conhece.

Um homem estava dirigindo há horas e, cansado da estrada, resolveu procurar um hotel ou uma pousada para descansar. Em poucos minutos, avistou um letreiro luminoso com o nome: Hotel Venetia.
Quando chegou à recepção, o hall do hotel estava iluminado com luz suave. Atrás do balcão, uma moça de rosto alegre o saudou amavelmente: “- Bem-vindo ao Venetia!” Três minutos após essa saudação, o hóspede já se encontrava confortavelmente instalado no seu quarto e impressionado com os procedimentos: tudo muito rápido e prático.
No quarto, uma discreta opulência; uma cama, impecavelmente limpa, uma lareira, um fósforo apropriado em posição perfeitamente alinhada sobre a lareira, para ser riscado. Era demais! Aquele homem que queria um quarto apenas para passar a noite começou a pensar que estava com sorte.
Mudou de roupa para o jantar (a moça da recepção fizera o pedido no momento do registro). A refeição foi tão deliciosa, como tudo o que tinha experimentado, naquele local, até então. Assinou a conta e retornou para quarto. Fazia frio e ele estava ansioso pelo fogo da lareira. Qual foi a sua surpresa! Alguém havia se antecipado a ele, pois havia um lindo fogo crepitante na lareira. A cama estava preparada, os travesseiros arrumados e uma bala de menta sobre cada um.. Que noite agradável aquela!
Na manhã seguinte, o hóspede acordou com um estranho borbulhar, vindo do banheiro. Saiu da cama para investigar. Simplesmente uma cafeteira ligada por um timer automático, estava preparando o seu café e, junto um cartão que dizia: “Sua marca predileta de café. Bom apetite!” Era mesmo! Como eles podiam saber desse detalhe? De repente, lembrou-se: no jantar perguntaram qual a sua marca preferida de café.
Em seguida, ele ouve um leve toque na porta. Ao abrir, havia um jornal. “Mas, como pode?! É o meu jornal! Como eles adivinharam?” Mais uma vez, lembrou-se de quando se registrou: a recepcionista Havia perguntado qual jornal ele preferia. O cliente deixou o hotel encantando. Feliz pela sorte de ter ficado num lugar tão acolhedor.
Mas, o que esse hotel fizera mesmo de especial? Apenas ofereceram um fósforo, uma bala de menta, uma xícara de café e um jornal. Nunca se falou tanto na relação empresa-cliente como nos dias de hoje. Milhões são gastos em planos mirabolantes de marketing e, no entanto, o cliente está cada vez mais insatisfeito mais desconfiado. Mudamos o layout das lojas, pintamos as prateleiras, trocamos as embalagens, mas esquecemos-nos das pessoas. O valor das pequenas coisas conta, e muito. A valorização do relacionamento com o cliente. Fazer com que ele perceba que é um parceiro importante!!!
Lembrando que: esta mensagem vale também para nossas relações pessoais (namoro, amizade, família, casamento) enfim pensar no outro como ser humano é sempre uma satisfação para quem doa e para quem recebe. Seremos muito mais felizes, pois a verdadeira felicidade está nos gestos mais simples de nosso dia-a-dia que na maioria das vezes passam despercebidos. ”
(Recebido por email, autor desconhecido)


(U.M.E.) PÃO DE QUEIJO DA VÓ CECÍLIA (receita de Liquidificador)

Imagem: ARQUIVO PESSOAL
Quem quer "Casa, Comida e Roupa Lavada" tem que saber fazer esse delicioso Pão-de-Queijo de "liquidificador"! Quem me ensinou foi essa Senhorinha gracinha, Dona Cecilia, uma brasileira que vive com a familia da filha aqui na Thailandia, já há dois anos e meio.

Fácil, fácil; economico, muito rápido de fazer e mais rápido ainda de comer! (RC)

PÃO E QUEIJO DA VÓ CECÍLIA
  • 3 OVOS
  • 3 XÍCARAS DE ÓLEO
  • 1 XÍCARA DE LEITE GELADO
  • 3 XÍCARAS DE POVILHO
  • 1 PITADA (BOA) DE SAL
  • 1 XICARA E MEIA DE QUEIJO RALADO (PARMESÃO)
BATA TODOS OS INGREDIENTES JUNTOS NO LIQUIDIFIADOR E ASSE EM FORNO PRÉ-AQUECIDO, POR 20 A 30 MINUTOS! 

É O QUE BASTA! ACREDITE! FICA DELICIOSO!

RE-RATIFICACAO, em 04/04/2011 (RC): Pessoal, descobri que PARA FICAR IGUALZINHO O "DE VERDADE" VOCE PRECISA DEIXAR SEPARADO O POVILHO... BATER TUDO NO LIQUIDIFICADOR E SO' DEPOIS ADICIONAR NUMA TIJELA O LIQUIDO E O POVILHO, MEXENDO BEM A MASSA! CERTO?

FOTO DA SEMANA


Essa foto foi tirada logo quando chegamos aqui na Thailandia! Euzinha, pagando Mico! Quer dizer, Elefante! É o mote da próxima postagem: "Uma estrangeira no lugar certo".


UMA ESTRANGEIRA NO LUGAR CERTO! (RC)

Muitos me perguntam se estou adaptada na Thailandia onde estou "expatriada" com a familia por motivos de trabalho do esposo (isso - espero- voce já saiba). Pois bem, digo que SIM, E MUITO.

Na verdade no Brasil eu me sentia uma estrangeira, me perdoem os Xenófobos
e Bairristas de plantão
!

Não estou falando contra o nosso País, longe disso, mas na forma como EU me sintia e hoje me sinto, POIS ESSA É A PERGUNTA RECORRENTE!

Como tenho aparência "estrangeira" para os olhos do Brasil, com crianças loirinhas e de olhos claros, sempre enfrentava, no Brasil,  a pergunta: da onde vocês são? Brasileiros? Mas... não parece! Ah! devem ser da Alemanha! Não são? Poxa! Parecia até uma aberração ser loira de olhos azuis!

Bem, aqui, sou tão estrangeira quanto minhas amigas, e tão loira e de olhos azuis quanto elas (tirando uma ou outra) e tenho filhos iguais aos delas.
Ademais, há tantos expatriados por aqui que naturalmente (excetuando-se os nativos) todos são "estrangeiros". E por conta da crescente missigenação entre esses estrangeiros e as moças-Thai, já vi vários Thailandesesinhos loirinhos e de olhos azuis!

Assim, não é por mal, mas é mais fácil pra mim ser igual, ser par.

Mas ser estrangeira também tem o outro lado: o lado de ser ou não turista. Vejam, a foto publicada nesta semana, comigo nas garras de um elefante, foi super divertido. Tipico de uma turista. Já nem tanto de uma estrangeira residente...
E quanto a vestimenta e aperência? É preciso se cuidar... senão a gente cai naquela história: “ah, ninguém me conhece aqui... vou assim mesmo, de qualquer jeito... não preciso nem pentear os cabelos”!
Atenção expatriadas! Precisa sim! Ainda bem que tenho a minha maid-cão-de-guarda: outro dia eu fui sair descabelada (de propósito, por pura preguiça) e ela disse: “Madame! A Sra. esqueceu de pentear os cabelos!” e lá fui eu penateá-los. “Sim Sra.”, pensei!

Já falei pro meu marido: me avisa quando eu esquecer que sou "uma estrangeira no lugar certo": olha bem a foto do meu passeio: tudo colorido, sem combinação, várias cameras penduradas, bolsas, etc. Socorro!

É bom ser estrangeira "de verdade", é bom estar aqui.
Até mais ver! Ops! Mais ler!

(RC)

NÃO QUERO MAIS "COISAS QUE EU NÃO QUERO ESQUECER" (RC)

Hoje escrevo sobre o poder insuportável da TPM. Perdoem-me por isso.
Outro dia lhes contei acerca do meu caderninho de anotações. OK. Na verdade tenho um outro, um tanto secreto, um tanto guardado no fundo da gaveta (ai, Dra. Amiga!), literalmente. Intitulei-o “Coisas Que Não Quero Esquecer”. Há ali descrito coisas boas e ruins. Claro que eu não quero esquecer o primeiro dia que conheci meu marido e as circunstancias da paquera. Claro que nao quero esquecer o dia em que nasceram os meus tres filhos; ou daquele dia, eu, sentada no batente da porta de casa, com minha irmã, aos cinco anos mais ou menos prometendo-nos nunca mais brigarmos… Mas gostaria de esquecer o dia que meu marido (ainda no comecinho do namoro) gritou e berrou com o nossa amada cã (leia-se “cadela”), só porque ela tinha feito xixi num tapete… foi um escandalo descomensurado e demasiado para – na minha opinião – tão pouco. Aquele momento foi crucial para as nossas vidas. Eu te garanto. Naquele dia eu dei-lhe a SEGUNDA CHANCE sobre a qual já falei e da qual já fui beneficiária e por isso nunca nego a ninguém (tá, não me venham com extremos, para ouvir que “Há exceções”, pois há). Se não o tivesse feito, não estaria agora, escrevendo tudo isso, daqui da Thailandia, com um linda familia.

Mas eu falava sobre o caderninho…

Esta semana recebi um email de uma amiga (desses que a gente põe para circular com dicas sobre a vida e com conselhos…), que retransmitia escritos de uma senhora de 90 anos. Após lê-lo percebi que o meu caderninho não fazia sentido, que eu não queria mais “Coisas Que Eu Não Quero Esquecer”. Vou queimá-lo assim que sair daqui. Porque quero esquecer tudo. Até as coisas boas, se preciso for, para que não me influenciem em decisões futuras.

Também nessa semana uma outra amiga - esta ainda no campo virtual do Face, da Farm... (Obrigada, Amiga)– lembrou-me acerca de uma frase emblemática: CARPE DIEM ! E sabem? Tenho a frase colada (imagino que ainda esteja la ) na parede do meu escritorio, do meu "ap" de São Paulo.
E tudo se combina e se coaduna.

Meu pai este mes faria 91 anos (não façam contas: ele foi pai já velho! rsrsrsr!).  Talvez por isto esteja tao abaladda quanto estou, repenssando minha relacao com meus filhos, se eles terao boas recordacoes de mim quando eu chegar os meus 91… o que eles terao para lembrar, essas coisas.
Lembro-me do meu pai gordo, forte, de mão pesada, inteligente por demais, - a despeito da escola inacabada -, orador e comunicador, nas festas sempre com meus primos mais velhos o rodeando, "importante". Contam que, um dia - minha Prima pode se lembrar - nós duas (pequenas gurias) "brigamos" assim: "meu pai é o melhor", "não, o meu é", "o meu tem isto", "o meu tem aquilo", etc. E - contam - que eu para finalizar a discussão gritei: "Mas o meu é dono do mundo"! Lembra-se disso, Prima? Pois bem, essa é a MINHA LEMBRANCA DELE. Não preciso dizer que ela não corresponde com a lembranca que minha mae tem dele, por exemplo, mas isso pouco importa pra mim. EU tenho boas lembranças dele.
Lembro-me exatamente do dia que me ensinou a andar de bike sem rodinhas, me segurando pelo cangote; ou quando ensinava-me matematica, e eu ficava encantada como ele fazia bem as contas de cabeça. Lembro-me quando ele colocava um terno e ate um smoking para ir as festas com minha mae  e eu o achava lindo (ela também ficava muito bonita)!
Lembro-me ainda que quando morreu, deixei-lhe a "barba por fazer". Nao tinha feito… naquele dia, sei lá! Pra mim, foi importante, pois restou o registro “na cara dele” que nao sou perfeita. E eu gosto de saber e lembrar que não sou perfeita.

Assim, desse jeito, volto-me a meus filhos, e até ao meu marido, e reforço-lhes que sou falivel de erros e de falhas, mas que os amo imensamente, profundamente e para sempe, como a meu pai.
(RC)

PS.: Assistam o filme ou leiam mais: "Sociedade dos Poetas Mortos", Dead Poets Society

MESTRE!

Um caminhante encontra um MESTRE no Caminho e exclama:
- MESTRE! EU TENHO MEDO DO FUTURO!
Ao que o Mestre responde:
- O FUTURO COMEÇA AGORA!
- COMO DISSE? - pergunta o transeunte.
- COMO POSSO ME LEMBRAR DOQUE DISSE NO PASSADO? - responde o Sábio...

Um viajante...

... resolveu passar algumas semanas num mosteiro do Nepal. Certa tarde, entrou num dos muitos templo do mosteiro, e enccontrou um monge, sorrindo, sentado no altar.

- Por que o senhor sorri? - perguntou ao monge.
- Porque entendo o significado das bananas - disse o monge, abrindo a bolsa que carregava, e tirando uma banan podre de dentro. - Esta é a vida que passou e nao foi aproveitada no momento certo, agora é tarde demais.
Em seguida, tirou da bolsa uma banana ainda verde. Mostrou-a e tornou a guarda-la.
- Esta é a vida que ainda nao aconteceu, é preciso esperar o momento certo - disse.
Finalmente, tirou uma banana madura, descascou-a, e dividiu-a com meu amigo, dizendo:
- Este é o momento presente. Saiba vive-lo sem medo.
(Paulo Coelho, em Maktub, Editora Rocco)

TALMUDE..

"Nunca faça uma mulher chorar,
pois Deus conta todas as suas lágrimas.
A mulher saiu de uma costela do homem,
e não dos seus pés, para ser pisada,
Nem da sua cabeça, para ser superior,
mas do seu lado, para ser igual a ele.
E de baixo do seu braço, para ser protegida.
E do lado do coração, para ser amada".

(Versos extraidos do Talmude, livro que guarda a sabedoria oral dos antigos rabinos - conforme Crônica de Manoel Carlos, publicado na VEJA RIO, de 26/08/2009)

FOTO DA SEMANA


Como sabem, sempre estou procurando coisas "fora" de mim para "dentro" de mim.
Não! Não disse "viver a vida do outro", não! Como muitos fazem, a propósito...
Digo, ver no outro, extra-muros, algo que possa me ajudar, fazer pensar e "até" mudar!
Foi o que aconteceu quando tirei essa foto na minha cozinha. É: eca! Tem mosca na Thailandia também!
A gente tá cansado de saber que uma formiga aguenta  até XX vezes o seu peso. Mas "ver" é um pouco diferente. Essa daí, segurava a pobre da mosca (eca!) por uma "maozinha"! Que obstinação! Que força! E coragem também, posto que ela, a mosca, não estava "totalmente" morta!
(RC)

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon