PARA QUANTO TEMPO SERVE UM AMIGO? (RC)


O texto do POST SEGUINTE (PARA QUE SERVE UM AMIGO?) não foi escrito por mim. Foi-me enviado por uma amiga (aquela... dos óculos vermelhos...) que eu não vejo há muito tempo... muitos anos... mas cujo o amor continuou dentro de mim por todo o tempo...

Esta semana receberei aqui na Tailândia um outro amigo, daquela mesma época! Ele é um gato e isso me preocupa um pouco, porque gostaria que meu marido não tivesse ciumes dele (eu sentiria...), pois é um grande amigo, a despeito de não ve-lo há mais de 20 anos... eu acho... até porque se fosse "um solteirão" tudo bem, mas ele está noivo, e espero que seja muito feliz com a moça que não conheço.
O incrível é que, como minha amada amiga, o tempo não nos fez diferença... o tempo se manteve no céu como uma nuvem, indo lentamente... a gente olhava para lá e via que ela estava lá... longe... mas estava lá. Assim foi a nossa amizade.
E não é incrível também entender que algumas amizades podem suportar o tempo? Sim, suportar! Pois - a despeito de algumas pessoas que estão apenas passeando por aqui, na Terra - a gente vai andando e caminhando pela vida e vai mudando... modificando... e assim, muitas vezes, os amigos de outrora não podem mais ser assim considerados "atuais"... posto que já não caminham juntos ou no mesmo condão... foram-se... desfizeram-se... como algumas daquelas nuvens que andavam pelo céu...
Um dia (vou procurar no YouTube e ai publico) assisti um programa do SAIA JUSTA (GNT) que tratava justamente sobre isso: da não obrigatoriedade de ser amigo de outra pessoa para sempre, pois as pessoas mudam, e isso (as novas escolhas do caminho) pode tornar  os então companheiros totalmente incompativeis - como também já me aconteceu.
Bem, falando assim, até parece que estou falando de Casamento, relacionamento entre homem e mulher, não é? Mas eu já disse isso antes: a amizade que contém verdadeiro amor (esse, do simples, do tranquilo, do que se sente sem sentir) é como um casamento sem sexo, e sem as obrigações do dia-a-dia, não é?
EU ENCHO MINHA BOCA PARA DIZER: TENHO AMIGOS PARA SEMPRE, e DE SEMPRE. E nem preciso estar com eles ou falar com eles todos os dias. Eles estão lá. O amor está lá. Ouviu, Dudu?
É como aqueles amigos que você faz questão de manter nos Contatos do seu email, que você manda tanto aqueles cacarecos de repasse quanto aquela mensagem ma-ra-vi-lho-sa que escolhe a dedo no seu box!
E eu, com o BLOG ainda consegui conquistei mais: novos amigos!
Não é a toa que lá em cima, logo no comecinho do BLOG tem a máxima:
"Quanto mais cedo você faz novos amigos, mais cedo tem velhos amigos"
Eu simplesmente AMOOOOOO esta frase!
Eu aqui tenho amigos que fiz de um modo bem divertido: iniciando com certa rusga, eu diria. Não é meu amigo Brito?
Mas se queres saber, o meu melhor amigo e compadre quando me conheceu (a séculos atrás - sim, começo a confessar a minha idade!) disse que ao me ver, me detestou de cara! Pode? Hoje me amaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa, não ama? rsrsrsrs!
Então... eu que ia escrever pouco ou nada, porque minha mente está cheia demais para escrever com calma... acabei escrevendo devagar... e gostei!

Beijos e beijokas a todos que por aqui passam e ficam uns minutinhos lendo as minhas letrinhas...
Obrigada, amigos!
(RC)

4 comentários

  1. Oi Renata
    Gosto de seu blog É bem divertido Voce escreve bem Parabéns pelo que escrevei e especialmete pelo fato de saber cultivar amigos
    Escrevi sobre o Estado do Emigrante Vale a pena voce se inteirar e ajudar Abs magdala

    ResponderExcluir
  2. Sim, Magdala, começo a me inteirar sobre o assunto dos SEM PÁTRIA - o que me era totalmente desconhecido, confesso. Tenho amigas que tiveram seus filhos nascidos fora do Brasil... e certamente muitas mães em igual situaçção leem esse BLOG (bem, espero que MUITAAAASSSSS - rsrsrsr).
    Prometo que vou lermais sobre o caso, e prometo que assim que melhor entende-lo, publico algo por aqui, OK?
    Obrigada pelos elogios e apoio.
    Meu abraço.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, Renata, que há amigos que perdemos ao longo do tempo poque se modificaram muito (ou nós nos modificamos). Tive amigas que se afastaram porque me casei (e elas não), tive filhos (e elas não)...então vamos nos distanciando por N motivos, ou por falta de motivos em comum. Mas será que não era, mesmo, por não ser amigo de verdade? Sei lá. No começo senti falta, tentei reaproximação, mas depois deixei pra lá. Mas até hoje sinto muito a falta! Bj

    ResponderExcluir
  4. Querida Lucia, acredito que as mudancas e as opcoes que fazemos na vida nos levam para longe ou perto de amigos (novos e velhos amigos). Assim, nao me obrigo mais a ser amigo de alguem porque um dia lhe tive amizade... hoje escolho, sim, meus amigos por afinidade e nao por obrigatoriedade moral, digamos assim. E eh uma delicia constatar que alguns... sao mesmo para sempre...

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon