VIDEO DO MÊS - SUA EMPREGADA FALA INGLÊS?

***

Nota (RC): Recebi esse video hoje, de meu amigo Beto, e não resisti em colocá-lo aqui. Está certo que sempre tento colocar outro ´´genero´´ digamos assim para o VIDEO DO MÊS, mas a vida de ESPOSA EXPATRIADA não está muito longe dessa história! ´´Enjoy´´!

FINALIZANDO O MÊS... AINDA TEMOS TEMPO! (RC)

Finalizando o mês, quando buscamos o Tempo, pontuo que consegui fazer bastante coisa durante estes 30 dias. É bem verdade que muita coisa ficou dentro do armário embaixo da escada (literalmente).
Tipo aqueles filmes em que o sujeito abre aporta e cai tudo em cima dele. Assim, sei, que no mês de abril, vou precisar abrir a porta (literalmente) e aguentar firme tudo cair ao mesmo tempo na minha cabeça. Mas arrumo rápido. Talvez precise apenas de um dia.

Agora, durante o banho que sempre antecede o soninho noturno (claro, ainda interrompido duas ou tres vezes pelo filho caçula) eu pensava nas máximas acerca do TEMPO, pois ao iniciar esse tema não cheguei a checar (a dobradinha á proposital, a quem pensa que não conheço as regras da boa redação) sobre o tema na internet. Hoje já é tarde (escrevo com meu Baby Pink na cama enquanto meu marido ronrona ao meu lado) e o wireless parece não querer funcionar... assim... estou sem conexão ccom o mundo virtual e também não terei tempo para pesquisar amanhã, antes da publicação deste POST. Aliás, estou mesmo sem vontade de pesquisar... veio em minha mente por ocasião do banho (sim, eu falava sobre a hora do banho, quando costumo dar absoluta exclusividade a minha pessoa e meus pensamentos. Adoro pensar sob a água do chuveiro - muito embora saiba que isto não é atitude ecologicamente correta, ainda não cosengui me ensaboar sem a água caindo sobre mim, e sem aquele barulhinho bom. Minha filha de 6 anos fecha a água ao se ensaboar. Bem, talvez o nosso futuro idoso esteja salvo por essa nova geração que esta crescendo...

Ei! O asunto não era esse! Alerta ´´meu anjinho que mora na minha cabeça´´, como diz minha segunda filha !
Viu no que dá?
Eu não ia escrever nada. Depois, ia contar apenas sobre a máxima do Tempo que veio a minha mente, e até agora ainda nada disse, e tanto já contei!

Pois assim, encerro o expediente de hoje, que meus olhinhos já estão pesando.

Fico devendo contar que amo de paixão MARISA MONTE, e lembrei dela porque tem um CD com o titulo “Barulhinho Bom”; fico devendo contar a história pequenina sobre o nome “Tom” que prometi outro dia... e de contar acerca da próxima Festividade (e Feriado) aqui na Tailandia: SongKran (que ocorre no mês de abril, quando completo meu primeiro ano tailandes!).

Ah! A máxima! Ja ia me esquecendo:

O TEMPO TUDO SABE, TUDO PODE, TUDO CURA. O TEMPO É O MELHOR REMÉDIO.

Bjs!
(RC)

CIQUE DU SOLEI - QUINDAM NO BRASIL

O Cirque du Soleil – Quidam está no Brasil. Já passou pelo Rio de Janeiro (janeiro), em São Paulo (fevereiro) e em Porto Alegre (em maio). Bem, espero que vocês tenham podido assistir.

Para falar a verdade eu não conhecia a magnitude do espetáculo até assisti-lo pessoalmente em Orlando, há alguns anos atrás. Foi a primeira coisa que fizemos quando chegamos lá. Eu não sei, fiquei tão emocionada com aquilo, com a quantidade informação e beleza conjugadas em perfeita sintonia! Chorei! Chorava a cada novidade que eu via! Juro! A precisão daquelas japonesinhas jogando aquelas coisinhas para o ar e pegando num fio tenue entre dois bastões! Eu cheguei a dizer para o meu marido: está bem, estou bem, posso voltar agora mesmo para o Brasil, que volto feliz, não preciso ver mais nada.


E realmente, embora tenham sido férias a dois maravilhosas (tinhamos deixado as crianças – na epoca nao havia o terceiro, ainda - com nossa familia no Rio), nada superou aquela experiência.


Assim, sei que e um pouco tarde falar sobre isso, pois eles ja devem estar deixando o Brasil... mas... como costumo dizer: tardo mas nao falho, e assim, a dica está para quem ainda pode assisti-lo, no Brasil, e fora dele! Bom espetáculo!

No YouTube tem muito acerca do Quindam, e muito mais outros tantos espetáculos desse incrivel Grupo, espalhados pelo Mundo: acesse aqui e aqui e depois.... navegue... por lá...
(RC)

CIRQUE DU SOLEI - LA NOUBA

***
Nota (RC): este foi o que eu assisti em orlando (EUA), o que está passando pelo Brasil atualmente é o ´´Quidam``

PIADINHA! (já ia esquecendo de publicar...)

´´O comandante de um Airbus aciona o microfone e comunica:

- Senhores passageiros, quem vos fala é o comandante. Estamos voando a uma altitude de 9800 metros, na velocidade de 920 quilometros por hora. Nesse momento estamos sobrevoando a cidade de... o que é isso?!? (Ploct! Plact!) Oh, não! Alguém me ajude aqui... está queimando!

Pouco depois o microfone e acionado de novo:

- Senhores passageiros, desculpem o susto que lhes dei. Enquanto eu falava, fui pegar minha xícara de café e acabei derrubando no meu colo... vocês precisam ver em que situação está a parte da frente das minhas calças...

Nesse momento um sujeito grita lá do fundo do avião:

- É, seu FDP? Então vem aqui ver em que estado está a parte de trás da minha cueca!´´

Fonte: MS, Birigui, SP – publicado na Revista Playboy de nov 2009.

FOTO DA SEMANA

Tietê: a luta pela vida

´´Ao contrário dos rios, que correm para o mar, o rio Tietê (em São Paulo-Brasil), que em tupi significa “caudal volumosos”, segue para o interior, percorrendo 1.100 km ate sua foz no rio Parana, na divisa com o Mato Grosso do Sul.
Ponto de orgulho para os paulistanos, que ate os naos 30 e 40 realizavam regatas e outras atividades de lazer, o Tiete morreu compleyamente nas decadas de 70 e 80, vitimado pelo descaso das autoridades e de todos os cidadaos. Depois de muita luta, 16 anos de obras (...) o mesmo Tiete, que ainda goniza ao recebr diariamente mais de 690 toneladas de esgoto da regiao metropolitana de SP, comeca a dar sinais de vida a pouco mais de 100 quilometros da capital. Algumas especies de peixes desaparecidas ha 30 anos, comecam a reaparecer nas cidades dda regiao de Sorocaba, onde o nivel de oxigenio dobrou enre os anos de 1992 e 2008.´´
Fonte: RevistaTAXI! Edição 8 (Editora Porto as letras).

NOSSO NOVO VIDEO! CONFIRA!

CURTINHAS DA TAILANDIA! PARTE 2 (RC)

Vivo, para ser mais exata, em Pattaya (Tailândia).

I- A cidade de Pattaya se promove como um lugar onde todas as coisas podem ser encontradas sob o sol, ir a praia, fazer compras, aproveitar o frenezi da noite (bares, pubs, lounges, karaokes, shows, danceterias, ou outras tantas coisas para fazer (snooker, bilhar, games), como comer em bons restaurantes (comida Mexicana; Chinesa; Americana; vietinamita; internacional; tailandesa; especializados em frutos do mar, como camarões e lagostas, peixes frescos, etc), e em bistros para quem gosta de conversar.

Há ainda os famosos go-go bares (a maioria localizada na praia de Pattaya). O ´´Pattaya Palladium´´ é a maior disco da Asia, podendo acomodar 6.000 pessoas; e ainda há dois importantes shows tipo cabaret: Alcazar e Tiffany’s.

Para os esportistas, há mais de 20 campos de golfe (os mais famosos são Phoenix Golf & Contry Club), outros clubes esportivos, e esportes aquáticos, como scuba diving, jet sking, volei de praia, e esportes radicais como bungy jumping.

II- Os tailandeses normalmente nao balançam as mãos no ar ou apertam as mãos como costumamos fazer no Brasil ao encontrarmos com alguém, para cumprimentar. Eles pressionam as palmas da mão, juntas, como se estivvessem rezando, num gesto chamado wai.  Em saudação, os tailandeses dizem ´´sawadee krap´´ (homens) e ´´sawadee kha´´ (mulheres) enquanto fazem o wai com as mãos. A mesma palavra e gesto são usados para dizer tchau. Para dizer obrigado, os tailandeses fazem o wai com ou sem dizer kob khun. O jovem ou a pessoa de casta inferior , deve ser o primeiro a azer o wai.

III- Tudo pode se comprar na Tailandia: souvenir, joias, roupas, livros especializados,  aparelhos eletronicos, CDS & DVDS, etc. Todos os preços são passiveis de barganha, e você deve tentar sempre, pois pode conseguir descontos de até 60%.
Mas fique atento as imitacoes, caso o que você procure seja o original.
Se você tem certeza de que quer o original...
Peças genuinas, compre somente em lojas de boa reputação, que deem algum tipo de garantia. Especialmente se você for comprar antiguidades. Algumas peças parecem autenticas mas não são. Assim, examine bem a peça antes de comprar e peça certificado de autenticidade.
Compare precos. Peças similares tem preços diferentes.
Lembre-se que alta qualidade tem um preço. Muitas vezes inacreditavelmente itens de preços baixos podem ter alta qualidade, e podem fazer você pensar duas vezes.
 
Fonte: Revista Whats on Pattaya, jan 1-15, 2010; web, etc.
Nota (RC): com livre tradução e incersões minhas.

Índia, Tailândia, Indonésia, Nepal, Burma, Paquistão...

"A CULINÁRIA ORIENTAL - em especial a indiana,a tailandesa e a indoshinesa - leva muito a sério a máxima do ´´você é o que você come´´. Uma refeição completa busca harmonizar todos os sabores - doce, salgado, ácido e picante. Este balanço é alcançado por meio do uso abundante de especiarias e de ervas frescas, que se juntam a cada prato não apenas para realçar aromas, mas também pelo seu papel nutricional e funcional.
Os pratos da gastronomia oriental são extremamente saudáveis, pois cada refeição é balanceada entre carboidratos, proteínas, legumes e vegetais."
Fonte: ORIENT EXPRESS - gastronomia oriental.

DICA PARA CADEIRANTES:

Se você mora no Rio de Janeiro (Brasil) ou estiver por lá de passeio, e for um Cadeirante, e precisar de um TAXI, ligue para o tel.: 21 3295-9606 ou acesse COOPTAXI ESPECIAL - RJ.
Este serviço já EXISTE HÁ UNS 2 ANOS e quem usa diz que É MUITO BOM, MAS TEM QUE RESERVAR COM PELO MENOS 24hs de ANTECEDÊNCIA, POIS A DEMANDA AUMENTOU MUITO DEPOIS DA DIVULGAÇÃO DOS SERVIÇOS.

Nota (RC): Dica enviada pelo meu querido primo e e cumpadre, por email. Thanks!



COMO FOI ´´A HORA DO PLANETA´´: 2010

***

7º Campeonato Mundial Amador de Muaythai, na Tailandia.

´´Prezados amigos,

Está sendo realizado em Bangkok, de 20 a 26 de março corrente, o 7º Campeonato Mundial Amador de Muaythai, no Nimibutr Sports Building, National Stadium, Pathumwan, Bangkok. Uma delegação brasileira participa do evento.

Se alguém da comunidade tiver um tempinho livre esta semana, por favor não deixe de prestigiar o evento e torcer pelos nossos atletas.´´

Este foi o convite feito por email pela querida Leila, Vice-Cônsul da Embaixada do Brasil em Bangkok. Vamos prestigiar, sim!
 
Se você ainda não sabe, Muaythai é uma forma de arte tailandesa, com várias técnicas marciais misturadas - a própria luta se dá de várias formas. O Muaythai também é conhecido como "Mae Mai Muay tailandês": os lutadores usam o corpo inteiro, incluindo os punhos, cotovelos, pernas, pés e joelhos. Fonte: Shin Chang.
(RC)

LEITURA DINÂMICA? NÃO... LEIA COM CALMA.... (RC)


Quando estivemos no Brasil em dezembro, trouxe algumas revistas ´´em português´´ para ler, saber o que estava rolando por lá e distrair também, claro! pois ninguém é de ferro! Depois, minha sogra e cun-cun enviaram algumas Revistas Veja (Editora Abril), e mais recentemente, minha irmã também nos remeteu um monte de revistas sobre Carnaval, fofocas, e, claro, Revistas Exame, Veja, e afins.

Aliás, não gosto muito de Revista na internet, apenas o faço quando já escolhi a matéria (como faço no BLOG, apontando o link especifico, por exemplo). Gosto de ler a revista ´´de papel´´, ainda não me acostumei com a ´´revista virtual´´, como se fosse “a” revista... e agora então que tem o ´´i-book´´?? Acho que estou mesmo velha!

Abro um parenteses para contar dois episodios: tenho uma amiga foférrima, queridinha toda vida, em Sampa, casada com um homem “bem” mais velho que ela. Quando nos conhecemos, ela para explicar o relacionamento me disse: ´´ele é muuuuuiiiiito mais velho que eu, muito velho´´. E ele só tem uns dois anos a mais que eu, suponho. Ao que eu respondi imediatamente: ´´então sou mesmo muito velha´´, e ri muito, porque até hoje brinco com ela de que sou ´´muuuuiiitooo velha´´. ELA QUE ´´É´´ UMA GAROTA! E hoje, a minha outra amiga daqui, foferezima também, contando um caso da época que morou em Shangai, disse que conheceu uma ´´senhorinha de seus 45 anos´´! Como assim?? “senhorinha”!!!!!!! Quão velha eu sou então?????? Mas a ela fiquei com preguiça de responder... snif snif... ou... me reconheci ´´senhorinha´´...???? Socorro!!!! Nãooooooo!!!!

Alooooooo! Sra. Renata! Volte para o que estava contando, por favor!

Pois bem, assim, pude ler algumas crônicas da Fernanda Torres (ela está escrevendo para a ´´Veja Rio´´). Em 15 de abril de 2009, a intitulada ´´BOSSA NOVA´´, falava dos tempos em que ´´eramos felizes e não sabiamos´´ (bem... vocês sabem... não eu... que nem era nascida! rsrsrsr!). Bem, melhor reproduzir parte do que li aqui:

´´Talvez só no curto espaço de tempo em que durou a bossa nova as pessoas tenham sido despreocupadamente felizes. Pense bem. A II Guerra havia acabado e a Guerra Fria ainda não mostrava os dentes. Não havia ditadura militar. A tragédia social era contornável. Fumava-se alucinadamente sem se medirem as consequências. Bebia-se muito também, até cair, e ninguém acusava ninguém de ser bipolar. Não se falava em câncer de laringe ou cirrose hepática. Entrar na fossa nada tinha a ver com depressão. Já vigorava o desquite e não existia a aids. Todas as maleitas sucumbiam diante do poder de um bom antibiótico. Não se estava nem aí para o hábito de comer carne vermelha temperada com hormônio ou salada de agrotóxico. Não se falava em tragédia ecológica. O Polo Norte ainda existia. Angra dos Reis não tinha usina. Ligava-se a água do banho e ia-se falar ao telefone. O comunismo triunfaria em um futuro próximo e os problemas burgueses tinham enorme relevância. Envelhecia-se sem injeção de Botox e a psicanálise era saída para todas as desilusões. Ah... Era uma maravilha viver na santa ignorância dos anos 50.´´

Lendo mais crônicas dela, essa agora intitulada ´´O TEMPO E O VENTO´´, (de 23/12/09) vejo que realmente é imporante oferecer material, ofertar livros, quadrinhos, o que mais for possivel, as crianças para apresentar-lhes o gosto da leitura. Algumas sentirão o bom sabor, para outras, o gosto será azedo e não o desejarão mais... minha irmã gostava de ´´ver as figuras´´´... acho que tinha preguiça de ler... eu já gostava de ler desde pequena.

Lia pequenas enciclopédias infantis, livros que ganhava da minha mãe (não eram muitos) e livros que pegava emprestado com a minha amiga vizinha... e um desses que me marcou foi A BOLSA AMARELA (de LYGIA BOJUNGA, Ed. CASA LYGIA BOJUNGA). Vou tentar achar esse livro para os meus filhos quando for visitar o Brasil da próxima vez.

Lia também livrinhos de bolso, de Orígenes Lessa...

Os Clássicos... esses eu não li não... quando começaram a ser obrigatórios da escola... não tive interesse. Mais tarde a vontade de ler voltou. Ia a livraria e comprava sem saber quem era o autor... sobre o que era a história... etc. As vezes comprava pela capa (sim, pela capa). Quebrei a cara poucas vezes... e assim conheci o moderno (para mim moderno, especialmente a época em que o li pela primeira vez): RUBEM FONSECA, e amei o jeito dele escrever!

Minha menina de 6 anos esta lendo em inglês (e português), direitinho. Ainda se enrola, um pouco, é claro! Mas ela troca qualquer brinquedo ou brincadeira para ´´trabalhar´´´como ela diiz (pintar, escrever, ler, desenhar, fazer dobraduras, etc) – as vezes é tanto que tenho que mandar parar! Pode?
Aqui em casa todos gostam de ler e escrever. Até o pequeno de 2 anos “finge” que lê: olha para as letrinhas e vai dizendo os nomes...

Costumo dizer que o anzol, a linha, o lago, tudo isso daquela velha história de ensinar a pescar, eu dou. O que vão fazer com isso, so cabe a eles decidirem... e eu, tenho que ficar a beira do lago, esperando, olhando, para ver ser o peixe e fisgado!

Se quiser outra crônica de Fernanda Torres, ´´INSÔNIA´´, clique aqui.
(RC)

(U.M.E.) A BOLSA AMARELA, de LYGIA BOJUNGA


Sinopse: ´´A Bolsa Amarela já se tornou um 'clássico' da literatura infantojuvenil. É o romance de uma menina que entra em conflito consigo mesma e com a família ao reprimir três grandes vontades (que ela esconde numa bolsa amarela)- a vontade de crescer, a de ser garoto e a de se tornar escritora. A partir dessa revelação- po si mesma uma contestação à estrutura familiar tradicional em cujo meio 'criança não tem vontade'- essa menina sensível e imaginativa nos conta o seu dia-a-dia, juntando o mundo real da família ao mundo criado por sua imaginação fértil e povoado de amigos secretos e fantasias. ``

FILOSOFIA DE BANHEIRO, por Ronaldo Bressane


“Enquanto esvazio o corpo no vaso, um livro me preenche a alma”. Mais ou menos assim Rubem Fonseca descreveu, em um de seus contos, a dupla operacao que empreendemos ao ler no banheiro (…).

“Quando alguem se poe a ler Kant ou Nietzsche, nao faz so exercicio de leitura, mas um profundo estudo, que nao se encerra antes de bons vinte anos. Os filosofos de banheiro, cientes das urgencias da modernidade liquida, sintetizam a esolastica numa frase; a patristica em um desenho; o existencialismo num respingo de urina”, escreve o blogueiro Fernando Gouvea (Gravatai Merengue).

Assim, vejamos obras de autoria desconhecida – mas cheias de significado – recolhidas em banheiros por ai:
- “Eu achava que era indeciso, mas agora nao estou tao certo.”
- “Se um cao bater em tua porta, nao abras. Nao e cao pois caes nao batem a porta”
- “Casar pela segunda vez e o triunfo da esperanca sobre a experiencia”
- “Comecei uma dieta: cortei a bebida, cortei a comid, e em quatorze dias perdi duas semanas”
- “O mais grave anonimato e o do sabio. Nao ha como reconhe-lo. Nao e sadico para humilhar. Nem vaidoso para ostentar”
- “Vagabundo autodidata. Levei a vida na marola. Segui ao pe da letra a placa: CUIDADO-ESCOLA”
- “A falsa modestia e o rato Escondido com o rabo de fora”
- “Se voce acordou de manha e evidente que nao morreu durante a noite. A felicidade comeca com a constatacao do obvio”

Frases de escritores, poetas e jornalistas, que habitam o Twitter, como o gaucho Carpinejar (@carpinejar), o cearense Xico Sa (@xicosa), o mestre carioca Millor Fernandes (@millorfernandes).
Livro: Filosofia de Banheiro, de Gregory Bergman
Fonte: Texto de Ronaldo Bressane, na Revista VIDA SIMPLES, dez 2009, edição 87.
NOTA (RC): Adorei essa matéria e a reproduzi somente EM PARTE aqui, ok? 

FOTO DA SEMANA


No sabado passado fui com uma familia (brasileira) muitissimo querida minha a um Orfanato aqui de Pattaya, levar umas doacoes que conseguimos juntar durante uma festa de confraternizacao (entre os brasilerios amigos) dos "aniversariantes do mes". Foi otimo!
E nao foi a toa (ou porque nao tinha ninguem para "olhar o menino") que minha amiga decidiu levar o filho: com isso, ela consegue abracar varios pontos - ao mesmo tempo - da boa educacao que busca para o menino: com uma passeio repleto de aspectos culturais, eticos, de cidadao, de solidariedade, e - porque tambem nao dizer - de agradecimento ao tanto que possuimos e o tanto de conforto e amor de pai e mae que ele por perto!
Todos ganham! E eu ganhei um dia excelente, amiga! obrigada!
Para saber mais, e quem sabe visitar e ajudar, clique aqui.
(RC)

(U.M.E.) O MENINO CHINES, O HAITIANO, OS NOSSOS, OS DO MUNDO... (RC)

 
Tanta coisa sobre o politicamente correto... o que é e o que não é mais... o que antes era e que agora não é mais,... a maravilha da ignorância... tanto já falamos aqui sobre isso, mas a FOTO DA SEMANA que já estava preparada desde o dia que estivemos por lá: sábado passado (13), me deparei com tantas matérias (antigas inclusive) que falavam - entrelinhas ou aos gritos - sobre todas essas mesmas coisas, tudo ao mesmo tempo, tudo junto, que decidi me alongar mais do que de costume faço aqui aos domingos.
 
Vou tentar explicar:
Na Revista veja – PANORAMA, 10/02/2010, na ´´Imagem da semana´´ foi publicada matéria sobre “os meninos perdidos da china” em que aparece a foto de um menino de 4 anos acorrentado a um poste no meio da rua enquanto seu pai trabalhava clandestinamente num riquixá... (foto que encabeça esse POST), para que não fosse ´´levado´´ por ´´alguem´´..

E, naquele mesmo sábado em que, com aquela família amiga (FOTO DA SEMANA) – que inclusive já havia morado na China -, eu visitava o Orfanato de Pattaya, no meio da nossa livre conversa, chegamos a questionar acerca da dificuldade imposta pela China nos processos legais de adoção – o que não deveria existir, no meu entendimento – que acontecia justamente pela politica do filho único, acrescido do fato que este deve ser homem (por milhares de anos de confucionismo)... questões não tão somente sociais ou morais, mas politicas e religiosas... Para ler toda a matéria, clique aqui.

E ai, na mesma edição, no espaço “Veja essa” com frases de famosos, leio uma que – sinceramente – vem em desacordo com a nossa própria FOTO DA SEMANA que visou (e visa) estimular, divulgar e ajudar aquele Orfanato.
 

Mas na minha vã opinião, quanto mais artistas, escritores, celebridades e famosos instantâneos ou não, com podem de influenciar ou mesmo ´´ditar moda´´ - ainda que indiretamente - devem, sim, apoiar e divulgar atos de caridade e solidariedade, porque isso fará com que muitos outros tantos também o façam, ainda que por motivos de ´´imitação´´ ao ídolo. 

E se isso tudo já não bastasse, na mesma edição no. 2151 da aludida Revisa, na esfera INTERNACIONAL, temos a prisão de americanos que transportavam 33 crianças haitianas – que não possuíam documentos – (entre 2 meses e 12 anos) sob o argumento de que estariam “salvando aquelas criancinhas orfas”, etc. Mas o que ficou desde o inicio comprovado é que muitos daqueles menores tinham sim, família, e que essas as entregaram aos ´´estrangeiros´´ porque acreditavam que estariam dando “vida nova” aos seus filhos... a Policia acredita firmemente que elas seriam ofertadas ilegalmente para adoção. Presos, pois, seus captores... as crianças encontram-se sob a guarda da organização europeia Aldeias Infantis SOS, até decisão sobre os seus destinos... bem, para ler toda a matéria, você pode clicar aqui. Para ler sobre a situacao das crianças no Haiti, clique aqui.

Se todas essas entrelaçadas histórias já não fossem o suficiente, e tendo já esse BLOG publicado recentemente uma FOTO DA SEMANA sobre a atual ETIÓPIA, lendo revistas (antigas e novas) nessa semana, ainda me deparei com outro caso, mas este de ajuda efetiva (e não assistencialismo barato) – com resultado positivo - acerca da citada Africa (do Sr. AC/DC) em que uma menina que nos idos dos anos 70 viu-se quase morta pela situação terrível de seu País, hoje é uma mulher instruída, casada, com saúde e feliz.

Na época...
agora...

Ainda bem, esse POST consegue terminar com um FINAL FELIZ!
(RC)
 

Hoje é DIA INTERNACIONAL DA POESIA.

Não... eu não sabia... até ler a noticia no BLOG da Martha Medeiros, que leio com frequencia.

Sinceramente não é o meu forte a Poesia, tanto para ler quanto para escrever. Mas me lembro perfeitamente que adorava nos bancos escolares aquela matéria da lingua portuguesa em que se “contava” os versos, as rimas... algo assim. Bem, era feito matemática, e sempre amei matemática.

Bem, mas quando essa poesia vem em forma de musica, e é uma composição do amado e idolatrado TOM JOBIM, o que mais posso dizer? Eis a POESIA CANTADA, que corre o Mundo e os mundos. Outro dia falei do meu amor por CHICO BUARQUE, mas é amor igual-igual o meu por Tom... (outra hora conta uma historinha bonitinha sobre esse nome), e claro, VINICIUS DE MORAIS. E... precisa mais?????

Eu Sei Que Vou te Amar
Tom Jobim
Composição: Tom Jobim / Vinícius de Moraes
´´Eu sei que vou te amar

Por toda a minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Prá te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que esta ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer a eterna desventura de viver
A espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida´´
Para ter a letra cifrada, clique aqui.

Agora, o ACERVO DE TOM JOBIM ESTA QUASE TODO DIGITALIZADO, PERMITINDO ACESSO ON LINE DE QUASE TODAS SUAS COMPOSIÇÕES. Trata-se de um trabalho do Instituto Antonio Carlos Jobim, fundado em 2001, sete anos após a morte desse grande maestro e compositor.
(RC)

NOTA (RC): Para ouvir esta musica/poesia com Toquinho e Orquestra Arte Viva, clique aqui.
Fonte de pesquisa: Revista Veja, 09 de dez de 2009; GOOGLE e YouTube.

ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS!

Bem, já chegou aqui em Pattaya (Tailandia) o filme em 3D ´´Alice no Pais das Maravilhas´´ e eu que sou super fã do Johnny Deep, claro que quero assistir!
´´Johnny ficou famoso ao fazer parte do elenco da série de televisão Anjos da Lei, entre 1987 e 1990´´. Foi assim que eu conheci o seu trabalho e dai em diante tentei - porque não assisti a todos os filmes - acompanhar seu trabalho!


No Brasil, parece que ainda não estreou... Mas eventos sobre a personagem invadem a cidade de São Paulo. Com certeza em todo o País! A Revista Veja SP, tras uma matéria exclusiva sobre o Filme, e você pode clicar aqui, para ler mais: ‘Alice no País das Maravilhas’: encontre tudo sobre a personagem - Especiais - VEJA SP

Aqui já chegou, como eu disse, e estou louca para assistir numa sala de projeção muito mais que especial que existe aqui em Pattaya: um CINEMA CLASSE A, com 3D, cadeiras especiais (tipo ´´cadeira do papai´´) com garçonete, vista panoramica, massagem, e outras coisitas mais que espero conhecer logo, logo! Depois eu conto! Jurooooooo!

As fotos do salão de espera e da entrada das salas já dão para se ter uma idéia do que estou falando... Veja só:






Vale a dica, desde já!
Quer mais para ler? Clique aqui (em Inglês).
(RC)


PIADINHA...

"Dois homens conversando e bebendo cerveja...
Bem baixinho, José diz:
- Acho que vou me divorciar. Minha esposa não fala comigo há mais de 2 meses.
Paulo continua lentamente tomando sua cerveja, em seguida, pensativo e reflexivo diz:
- É melhor você pensar bem sobre isso, José. Mulheres como a sua, que não falam por 2 meses, são difíceis de encontrar..."
(Recebido por email, de autoria desconhecida)

E amanhã nem é segunda-feira (ou Sindrome de Garfild) (RC)


Sindrome de Garfield me parece um nome bastante apropriado para psicanaliticamente a gente desembaraçar os nós das segundas-feiras e tentar desvendar o porque de tudo ter que começar na segunda-feira (e, acredite: eu adoro segunda-feira).

Por exemplo:
- faxinão na casa (após um tremendo fim-de-semana, ou não – a faxina vai ser a mesma...)
- regime
- ginastica
- emprego novo
- empregada nova
- escola das crianças (e quando começam as aulas depois das férias no meio da semana a gente exclama e reclama: mas por que não na segunda-feira?)
- contagem de inicio de férias (para ganhar mais dois dias: o sábado e domingo anteriores!)
- etc

Bem, amanhã não é segunda-feira, então não tenho nenhum compromisso com arrumação da casa, regime, ginastica, etc. Ops! Acabo de lembrar que prometi a uma amiga (alias duas amigas) começar a ginastica amanhã! Oh, não! Por favor! Será que não vai ter nenhum outro compromisso que me impeça de ir amanhã a aula de dança? Alguém tem alguma coisa para me dar a fazer, pagar, cobrar, comprar, impreterivelmente amanhã as nove e meia da manhã????? Por favor! Serve qualquer coisa!!!

Bem que eu precisava visitar umas amigas que tiveram filhos recentemente... quem sabe precisam de mim?

Ah! Tenho que escrever o POST da amanhã, quarta-feira! E preciso contar com a sorte, pois desde ontem minha conexão esta péssima! Assim, mesmo escrevendo hoje, que é terça, corro o risco de ter que ficar (puxa vida!) em casa tentando POSTAR essas letrinhas daqui... hummmmm...

Mudando de assunto, mas falando em Garfield, há um cartoon dele em que ele comenta preferir ficar ao lado de um elefante, porque assim ele se sentia (ou pelo menos era visto pelos outros) como alguém bem mais magro.
E então me lembrei de uma amiga de infância, que já na adolescencia – todos diziam isso – andava só com meninas ´´feias´´ do seu lado, sua “turma” só tinha garotas “esquisitas”... e o “povo” dizia que ela fazia isso para ressaltar sua beleza (era mesmo bela, com pele bronzeada, cabelos quase loiros e olhos bem verdes). Mas pelo que eu soube... não se casou... acho que a tática Sindrome Garfield não deu certo... pelo menos para ela!

Mas é bem verdade que muita gente faz isso, não é? Para parecer ´´inteligente´´ se assegura de só conversar com gente ´´burra´´ e ´´parecer´´ o ´´culto´´ da historia e por ai vai...

Eu do meu lado, posso assegurar a quem lê essas letrinhas: não quero ser gorducha como o Garfild (mas também não como nem são tão preguiçosa como ele...), adoro segunda-feira, adoro conversar com gente mehor do que eu, mais inteligente, mais bonita, etc (porque isso só me acrescenta e ´´me põe pra frente´´ como dizem! ), mas... a tal da ginástica... hummmmmmm.... tá ficando dificil começar!

Ainda bem que amanhã não é segunda-feira!
(RC)

PASSEIO SOCRÁTICO, por Frei Betto

"Ao viajar pelo Oriente mantive contatos com monges do Tibete, da Mongólia, do Japão e da China. Eram homens serenos, comedidos, recolhidos e em paz nos seus mantos cor de açafrão.

Outro dia, eu observava o movimento do aeroporto de São Paulo: a sala de espera cheia de executivos com telefones celulares, preocupados, ansiosos, geralmente comendo mais do que deviam. Com certeza, já haviam tomado café da manhã em casa, mas como a companhia aérea oferecia um outro café, todos comiam vorazmente. Aquilo me fez refletir: 'Qual dos dois modelos produz felicidade?

Encontrei Daniela, 10 anos, no elevador, às nove da manhã, e perguntei: 'Não foi à aula?' Ela respondeu: 'Não, tenho aula à tarde'. Comemorei: 'Que bom, então de manhã você pode brincar, dormir até mais tarde'. 'Não', retrucou ela, 'tenho tanta coisa de manhã...'. 'Que tanta coisa?', perguntei. 'Aulas de inglês, de balé, de pintura, piscina', e começou a elencar seu programa de garota robotizada. Fiquei pensando: 'Que pena, a Daniela não disse: 'Tenho aula de meditação!'

Estamos construindo super-homens e super-mulheres, totalmente equipados, mas emocionalmente infantilizados.

"O CAMINHO DO BUDA"

Como seres humanos comuns, tendemos a esquecer o comum, o que nos acontece a toda hora, como a nossa própria respiração, por exemplo. Na verdade, de um modo geral a gente só se dá conta dela (a respiração) quando sentimos sua falta - digamos assim -, o que geralmente se dá quando estamos aquém dela, ou quando  estamos como procurando por ar após uma corrida.
Foi com Buda, no grande discurso sobre os Fundamentos da meditação, que surgiu o Anapanasati. 
Ai vão algumas informações a respeito:
´´Os ensinamentos do Buda nesta matéria foram baseada em sua própria experiência no uso desse método, como parte de seus meios para atingir sua  própria iluminação.
O Anapanasati Sutta diz respeito especificamente a atenção de inspiração e expiração, levando a uma percepção do corpo inteiro, e sua prática é recomendada como um meio de cultivar os sete fatores do despertar: sati (atenção), Dhamma vicaya (análise) viriya (persistência), o que leva a piti (êxtase), então a passaddhi (Serenity), que por sua vez leva a Samadhi (concentração) e depois para upekkha (equanimidade). Finalmente, o Buda ensinou que, com esses fatores desenvolvidos neste progressão, a prática de Anapanasati levaria à libertação (Pali: Nibbāna; Sânscrito: Nirvana) do sofrimento (dukkha).´´

Eu, que tenho temperamento agitado, nunca fiz Yoga, nem meditação, nem Tai Chi Chuan e afins, mas confesso que gostaria de tentar esse último. (RC)

ATENÇÃO PARA QUEM ESTÁ FORA DO PAÍS: COMO ESTÁ O SEU TÍTULO?

ATENÇÃO PARA O EMAIL ENVIADO PELA NOSSA EMBAIXADA EM BANGKOK (RC):

´´Prezados amigos!
As eleições presidenciais de 2010 se realizarão em 3 de outubro próximo (1º turno) e 31 de outubro (se houver 2º turno).
O prazo do fechamento do cadastro eleitoral se encerrará no dia 5 de maio de 2010. Todos os pedidos de alistamento, transferência ou revisão de títulos deverão ser realizados até essa data.

Consulte o link sobre Eleições de nosso website durante os próximos meses para informações adicionais.
Um bom dia a todos!

Leila Maria Brum, Vice-Cônsul
34 Floor Lumpini Tower
1168/101 Rama IV Road
Thungmahamek, Sathorn
Bangkok 10120, Thailand
Tel: (02) 679 8567/8
Fax: (02) 679 8569´´´.

FOTO DA SEMANA

Aqui na TAILANDIA por todos os lados, agora, tem ´´SPA FISH´´ (Spa do Peixe, ao pé da letra). Sempre tive curiosidade , mas nao muita ´´vontade´´. Hoje resolvi experimetar. Tai! GOSTEI! Você não sente eles te mordendo, parece na verdade que a água está um pouco eletrificada e te dá uns ´´choquinhos´´... Sim, É GOSTOSO! 15 minutos valem 99 TBH (o que equivale a... menos de R$ 7,00). Num POST separado conto mais detalhes...
(RC)

É TEMPO DE PROCURAR EMPREGO? FAZER ENTREVISTAS? VOCÊ ESTÁ PREPARADO? (Eu me escangalhei de rir!)

"Entrevistador - Então, você está construindo um networking?
Candidato - Veja bem, eu não sou engenheiro, sou administrador.

Entrevistador - Como você administra a pressão?
Candidato - Ah, tranquilo. 11 por 7, no máximo 12 por 8.

Entrevistador - Manter sempre o foco é muito importante. E me parece que você tem alguns lapsos de concentração.
Candidato - O senhor poderia repetir a pergunta?

Entrevistador - Como você se sente trabalhando em equipe?
Candidato - Bom, desde que não tenha gente dando palpite, me sinto muito bem.

Entrevistador - Como você se definiria em termos de flexibilidade?
Candidato - Ah, eu faço academia. Sou capaz de encostar o cotovelo na nuca.

Entrevistador - Nós somos uma empresa que nunca pára de perseguir objetivos.
Candidato - Que ótimo. E já conseguiram prender algum?

Entrevistador - Vejo que você demonstra uma tendência para discordar.
Candidato - Muito pelo contrário..

Entrevistador - Em sua opinião, quais seriam os atributos de um bom líder?
Candidato - Ah, são várias coisas. Mas a principal é ter liderança.

Entrevistador - Noto que você não mencionou a sua idade aqui no currículo.
Candidato - É que eu uso óculos, e isso me faz parecer mais velho.
Entrevistador - E qual é a sua idade?
Candidato - Com óculos ou sem óculos?

Entrevistador - Quais seriam seus pontos fracos?
Candidato - Ah, é o joelho. Até tive de parar de jogar futebol.

Entrevistador - Há alguma pergunta que você queria me fazer?
Candidato - Eu parei meu carro lá na rua. Será que eu vou ser multado?

Entrevistador - Por que, dentre tantos candidatos, nós deveríamos contratá-lo?
Candidato - Eu pensei que responder a isto fosse seu trabalho.

Entrevistador - Como você pode contribuir para melhorar nosso ambiente de trabalho?
Candidato - Bem, eu começaria trocando a recepcionista, que é muito feia.

Entrevistador - Várias pessoas que se sentaram aí nessa mesma cadeira hoje são gerentes.
Candidato - Puxa, o fabricante da cadeira vai ficar muito feliz em saber disso."

Nota (RC): Respostas reais dadas por candidatos a emprego, extraídas da Revista Exame, segundo um email recebido (perdão... não confirmei a Fonte...).

MUITA ATENÇÃO COM SEU DRINK NAS BALADAS! DIVULGUE!

MUITAS EXPATRIADAS, MUITAS HISTORIAS (RC)

Ontem durante o almoço mensal da ABT (Associacao de Brasileiros na Tailandia) em Bangkok, conheci muitas ESPOSAS EXPATRIADAS, cada uma com uma historia, um motivo para estar aqui, com TEMPOS diferentes de expatriação, etc.
Fiquei realmente querendo saber suas experiencias, não por ser "fuxiqueira", mas para - uma vez conhecendo suas historias - conhece-las um pouco... Convidei-as para contar um pouco de tudo para o BLOG, porque entendo que cada uma delas, e em seu conjunto, nos trazem a possibilidade de pensar e repensar sobre um monte de coisas, como por exemplo: adaptação “na marra”, aprendizado de nova lingua e/ou cultura, parto fora do Brasil, criação de filhos no exterior, como trabalhar a questão da linguagem (a do País nativo, a do País local, a do pai, a da mãe, a dos ascendentes, a da escola???), etc.

E... por isso insisti (de certa forma) para que visitassem o BLOG (algumas já haviam passado por ele, é bem verdade - obrigada).
Bem, o fiz por varias razões:
- para divulgá-lo, é claro!
- mas também para facilitar nossa iniciada amizade, posto que lendo o BLOG, fica mais fácil e rapido ver quem sou e assim… bem… decidir se gosta ou não gosta… (de mim ou do BLOG????);
- e por fim, sim, buscando realmente encoraja-las a escrever seus causos, suas historias, experiencias, venturas e desventuras nessa caminhada, afim de contribuir ou ajudar aquele que lê – expatriado ou não – a conhecer um pouco mais sobre a questão da expatriação, que para quem esta “de fora” muitas vezes parece um “Viver no Paraiso”, “se livrar do Brasil”, e afins… mas nao e bem isso… e só sabe quem passa pelo caminho… ou quem conta sobre ele.

Quero publicar a nossa foto do almoço, porque ficou ótima! Será que posso? Esqueci de pedir autorização… bem, se alguém reclamar, tiro na hora, OK?

Obrigada a todas as meninas, companheiras de jornada, ainda que em veios diversos… a jornada da expatriação sempre tem uma intercessão.
Bjs, e até a próxima!
(RC)

TEMPO x PRAZO DE VALIDADE - Guia Revista Veja

Essa materia e bem interessante, publicada ja ha algum tempo na Revista Veja (Ed. Abril) acerca do TEMPO... do PRAZO DE VALIDADE das coisas e dos alimentos.

Vale conferir! (RC)

PISICÓLOGO, PISIQUIATRA, ANALISTA ou TERAPEUTA?

A todo TEMPO e HORA nos deparamos com alguém que faz ou precisa fazer terapia... mas por que são tantas as nomenclaturas? Será que sabemos qual a diferença entre um e outro?

Para nos ajudar, perguntei a pisicanalista Diana L. Corso, da Terra do Nunca (um BLOG super bacana): "O que é, afinal, PISICÓLOGO, PISIQUIATRA, ANALISTA ou TERAPEUTA?
E ela nos esclarece, por email:

"Oi, respondendo à pergunta que deixastes no blog e agradecendo tua leitura distante (onde mesmo estás?):

Psicanalista é um psicólogo, psiquiatra ou é até originário de outra profissão que fez milhões de anos de análise, estudou outros milhões de anos, acompanha sua prática com uma supervisao, que é a discussão com um psicanalista sobre esse trabalho de escuta, faz uma análise e de preferência frequenta uma instituição para compreender como a gente é maluco e quanto falar e ser escutado faz diferença,  é por vezes uma experiência fascinante e tudo resulta num psicanalista, ou seja, uma pessoa que investe décadas na sua formação.

Terapeuta é alguem que é formado em psicologia ou psiquiatria que trata conflitos psíquicos focando em sua resolução, sem necessária preocupação com o contexto de sua personalidade e história de vida. Todo psicanallista é também terapeuta, pois terá uma preocupação com a melhora dos sofrimentos de seu paciente.

Psiquiatra é o médico que se ocupa de sofrimentos psíquicos, pode medicar e escutar, se tiver formação para isso. Já o psicólogo não medica, aprende técnicas psicoterápicas e de avaliação, mas qualquer um dos dois que quiser ser psicanalista, terá que fazer uma formação por fora da universidade, em alguma instituição ou grupo psicanalítico.

Esclarece?
Abraços,
Diana Corso"

Claro que esclarece! Mas acabei ficando ainda com uma duvida... a quem devo chamar respeitosamente por "DR"? A todos?

Grata,
Beijos!
Renata C., UMA ESPOSA EXPATRIADA

Nota (RC): Conheça também Textos, Cronicas & Ensaios de Mario e Diana

DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Recadoseglitters.com


VIVA! VIVA! VIVA!

A TODAS NOS! MULHERES!

Envio-lhes Rosas, pois todas nos gostamos de recebe-las! Nao e mesmo? Ouviram, rapazes?
(RC)

FOTO DA SEMANA


Essa é Livia, minha mais nova velha amiga! Nos conhecemos no Carnaval da ABT (Associação de Brasileiros na Tailandia) durante a belissima e animadissima festa promovida em Bangkok (BKK, para simplificar) no ultimo dia 27. Casada com um Escoces, brevemente estará deixando a Tailandia! Como assim???? Acabamos de nos conhecer???? Mas esta é a ´´virgula´´, o ´´apendice que dói´´ na vida de cada expatriado, de cada ESPOSA EXPATRIADA... E vou sentir muitas saudades dela.... mesmo que nosso encontro tenha sido tão breve...
Mas... vocês sabem como eu penso: ´´a semente está plantada´´. 
(RC)
"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon