CIDADE MARAVILHOSA! Bem... depende do ponto de vista... ou do que voce estiver fazendo por la'... (RC)

“Impressionada com a curta duração dos dias no inverno dinamarquês, e também para puxar conversa, fiz um comentário certa feita a um amigo morador do gélido país do norte. Lancei mão da velha teoria de que as longas temporadas frias de escuridão deviam ser as grandes responsáveis pela alta taxa de suicídio em uma sociedade sem miséria nem desespero aparente como a dele. Surpresa fiquei ao saber que a grande maioria dos suicidas cometia seu ato no verão, quando a claridade atravessa três quartos do dia. "É justamente o contrário", me disse ele. "O que deprime é a obrigação de aproveitar o sol. Você acorda, faz tudo o que tem de fazer e ainda tem uma enormidade de horas pela frente. A noite não chega nunca, dorme-se pouco, é difícil evitar o estado de ansiedade permanente e a culpa por não estar vivendo tanto quanto deveria. Por isso as pessoas se matam na época mais resplandecente do ano."
Li esse trecho numa cronica da ja’ aqui tantas vezes citada Fernanda Torres (que atualmente escreve na Revista Vejinha-Rio).
Tambem cheguei a ler nas “cartas dos leitores” da edicao seguinte (alias, adoro ler essa secao) que trazia um outro relato de um frances que estivera no Rio de Janeiro por uma semana, quando seus amigos tentaram mostrar-lhe as “melhores coisas das Cidade Maravilhosa, com passagem pelos principais pontos turisticos, Parati, etc” e ele teria dito no Aeroporto: “obrigada por tudo, mas nao poderia viver aqui jamais! Morreria de depressao com tanta luz!” (nao esta’ transcrito ao pe’ da letra, mas foi algo do genero).

E eu aqui... na CIDADE MARAVILHOSA, num bairro maravilhoso, a uma quadra da praia... muitos podem pensar: puxa! Fantastico! Mas sabe de uma coisa? Eu estou aqui desde o dia 11 e ainda nao “vi” a praia (a uma quadra daqui, repito).

Quando venho para o Brasil e’ sempre assim: fico correndo de um lado para o outro, apagando focos de incendio ainda deixados (nao por mim, e’ claro) desde a ultima vinda, tentando deixar “tudo ajeitado” e... bem, dessa vez ainda com o agravante (por problemas de saude na familia) indo e vindo de Niteroi.
Entao, quanto e’ que precisa para eu ficar no Brasil e dar tempo de eu fazer tudo que eu “tenho” que fazer e passar a fazer o que eu “quero”? Na verdade acho que se eu nao puser uma trava nisso, sera’ o velho Tempo nunca suficiente para que eu consiga usufruir amigos, lugares, bares, musica, cultura, etc.

Prova disso e’ quando eu “paro tudo” e digo: “vou a Sao Paulo. Preciso resolver questoes de papelada (e’ sempre verdade) e vou ver meus amigos”. Fiz isso da ultima vez e foi obviamente delicioso. Interessante foi que, naquela ocasiao, nao tirei uma foto sequer da minha “turma”. Depois, analisei em silencio para encontrar o porque de ter agido assim, e conclui que era uma maneira de guardar para mim – so’ para mim – o tanto que tinha sido bom, o quanto queria aqueles momentos com meus amigos so’ meus, num deliciosos egoismo.

Dessa vez nao foi diferente quando parei o frenesi do corre-corre na Capital carioca e fui para Sao Paulo (dessa vez com o maridao, sem as criancas) para, sim, resolver papelada, mas tambem – e especialmente para mim – rever e estar com os amigos.

AI QUE DELICIA!
QUE VONTADE DE FICAR LA’! DE ESTAR LA’!

Quando acordei no sabado, da janela do hotel ainda pouco podiamos ver , pois ainda havia neblina fria... cores cinzas... e eu – mesmo assim – exclamei: “ai, que delicia! Que lindo! Estou em Sao Paulo!”. Meu marido, cariocao, claro, olhou-me com aquela cara de “casei-me com uma maluca”.

A VISITA AOS AMIGOS, O VINHO BEBIDO E AS GARGALHADAS INSANAS DA SEXTA-FEIRA A NOITE (terminadas as 3 horas da manha); o ALMOCO EM FAMILIA (amigos que amamos como primos que brincaram juntos toda a infancia, mas que so’ conhecemos a uns poucos anos atras) NO SABADO, COM O TRADICIONAL STROGONOFF NA MINHA AMADA MOEMA; a VISITA RELAMPAGO AS MINHAS VIZINHAS-SENHORINHAS D. CIDA e D. NEUSA; ja’ terminando o dia, o ENCONTRO RAPIDO COM “O” CASAL, ESPECIALMENTE AMADO, QUANDO PUDE OUVIR A VOZ DOCE DA MINHA QUERIDA ANA...; e antes de jantar e dormir, um tempinho para uma MOLECAGEM FEITA COM MINHA QUERIDA “VIZINHA DE BAIXO”, como uma garotinha que toca a sua campanhia e sai correndo: deixando na sua caixa da porta um presentinho e um bilhetinho: TE AMO! Ja’ que nao conseguia encontra-la...

AI!
AI QUE DELICIA!
QUE VONTADE DE FICAR LA’! DE ESTAR LA’!

E’ tao bom lembrar disso, e so’ tem tres dias que sai de la’... cada tempo gasto aqui; cada corre-corre; cada fila de banco, INSS; arrumacao de armario; conjuncao de sorte-tempo-oportunidade-necessidade; visitacoes sociais; administracao de egos; etc, etc... TUDO ISSO VALE, SE FOR O “QUANTO E’ QUE PRECISA” PARA EU PODER TER AQUELAS 24 HORAS EM SAMPA, E ESTAR COM MEUS AMIGOS daquele exato jeitinho.

Mas da proxima vez que eu vier ao Brasil, so’ venho nessa condicao: PRIMEIRO SAMPA, inclusive com as criancas, por pelo menos 15 dias. Depois... tudo bem... a tal CIDADE MARAVILHOSA!
(RC)

UM QUINTAL, com Danuza Leão

´´Aí, sem que ninguém precise dizer nada, você começa a aprender que a vida é assim: ou se compra uma goiaba bonita, mas sem gosto, ou se espera com paciência ela amadurecer no pé até desfrutar o supremo prazer de dar aquela dentada – com direito a bicho e tudo.´´

Este é um trecho de uma deliciosa cronica da Danuza Leão Publicada na Revista Claudia (Editora Abril), e para o ler na integra, clique AQUI
(RC)

FERIADOS DE JULHO - TAILANDIA!

Julho
01 de julho

Feriado: férias do "meio do ano" (como assim??)





26 de julho de 2010

Asahara Bucha

Feriado: pouco antes do dia da Quaresma budista, Asahara Bucha comemora o Dia em que Buda pregou seu primeiro sermão aos seus cinco primeiros discípulos.



27 de julho 2010

Khao Phansa

Início da Quaresma budista. Há reclusão de três meses para os monges, que não são autorizados a dormir fora do seu templo. Algumas pessoas fazem jejum, se abstendo de beber álcool, e não há nenhum grande festival até Outubro.
 
Nota (RC): esqueci de publicar na epoca apropriada! Sorry!

FOTO DA SEMANA


Ficamos eu e meu marido na minha amada Sao Paulo por menos de 24 horas... mas ja' foi o suficiente para asseverar o que eu ja' sabia, obviamente: se um dia voltar para o Brasil, quero vir para ca'.
Claro! O Rio de Janeiro e' lindo! Mas la' eu gosto de "visitar"! Morar... vai ser aqui! Se nao for la'... ou onde Deus nos mandar...
(RC)
Imagem/Fonte: Google

Haja fôlego!!! por Luis Fernando Veríssimo.

´´Exigências da vida moderna (quem agüenta tudo isso)
Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.
E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.
Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
E depois uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).
Cada dia uma Aspirina, previne infarto.
Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefício adicional é que se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.........
Todos os dias deve-se comer fibra.
Muita, muitíssima fibra.
Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente.
E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada.
Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia. UFA !!!
E não esqueça de escovar os dentes depois de comer.
Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.
Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia. Usando o vaso né!!!
Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma.
Sobram três, desde que você não pegue trânsito. TÁ DIFICILLLLL
As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia.
Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma).
E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar das minhas amizades quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.
Ah! E o sexo!!!!
Todos os dias, um dia sim, o outro também, tomando o cuidado de não se cair na rotina.
Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução.
Dizer EU TE AMO, toda hora, ''ainda pego quem inventou essa neura...que saco!!!''
isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico.
Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. se tiver tem que brincar com ele, pelo menos meia hora todo dia, para ele não ficar deprimido....
Na minha conta são 29 horas por dia.
A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!!
Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes ao mesmo tempo.
Chame os amigos e seus pais, seu amor, o sogro, a sogra, os cunhados....
Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher. Não esqueça do EU TE AMO, (Vou achar logo quem inventou isso, me aguarde).
Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.
Agora voce tá ferrado mesmo é se tiver criança pequena, ai lascou de vez, porque o tempo que ia sobrar para voce...meu já era. criança ocupa um tempo danado.
Agora tenho que ir.
É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro e correndo.
E já que vou, levo um jornal...
Tchau....
Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.´´

Nota (RC): Texto recebido por email, atribuido a Luís Fernando Veríssimo, não confirmada autoria.

ALTERNATIVA SAUDE, DO GNT, MAIS UMA VEZ TRAS A TAILANDIA A TELINHA...

"'Alternativa Saúde' desvenda os segredos da culinária tailandesa


O “Alternativa Saúde” segue reapresentando a viagem pela Tailândia nesta terça-feira (27/7), às 22h. No segundo episódio, o programa revela os segredos da culinária local que hoje faz sucesso em todo o mundo. O programa faz um mergulho nas receitas que são criativas, bem temperadas, usam alimentos frescos e de fácil preparo.


Em Chiang Mai, Patricya se prepara para conhecer a comida tailandesa e participa de uma aula de culinária com a chef Anchalee Luadkham, no Mandarin Oriental Hotel. A chef explica a fama da cozinha tailandesa: “Ela faz sucesso porque é fácil de fazer e de encontrar os ingredientes”. E ainda destaca que esse tipo de culinária combina muito com o clima dos países tropicais. "

Nota (RC): Para ler toda a materia, clique AQUI.
Fonte e foto: GNT

(U.M.E.) DUAS IRMAS! (RC)


Moramos no Rio de Janeiro, no bairro do Leblon, onde ha’ um Morro, uma pedra, que se chama “Dois Irmaos”, muito apropriadamente, para o dia de hoje, já que estou mesmo no Leblon: hoje e' MEU ANIVERSARIO. Alias, NOSSO ANIVERSARIO: MEU E DE MINHA IRMA GEMEA.

Na minha familia inicial (chamo de “primeiro nucleo”) somos DUAS IRMAS, e gemeas.


Minha irma, sei, gostaria muito que lhe fizesse um POST homenageando-a. Mas ainda nao o fiz. Talvez pelo fato de que nao importa o que eu diga a ela, sempre que falo qualquer coisa, o “qualquer coisa” soa como uma “grande e perigosa coisa” que ha’ de explodir em poucos segundos.

Eu nunca sei qual foi a virgula, qual foi o ponto, o tom ou a letra que a incomodou.

Assim, nunca toco nesse assunto.

Entao, porque ele veio a tona neste instante? Bem, talvez porque seja nosso aniversario, hoje. Talvez porque enfim, tenha chegado ao Brasil, ao Leblon... e... enfim, possa ver os “Dois Irmaos” e minha irma.

Espero que ela possa aproveitar o tempo que estamos por aqui especialmente para curtir os sobrinhos – ainda que dessa vez, pela primeira vez - estejamos hospedados em Niteroi (cerca de 40 Km), na casa dos meus sogros, que encontram-se hospedados, por sua vez, na minha cunhada!

Espero tambem que tenha aproveitado o tempo que ficamos na Tailandia com minha mae (ela estava la’ conosco desde janeiro...) – com quem mora junto – para curtir a casa, as coisas do lar... o silencio as vezes (para mim, SEMPRE) necessario, etc.


Ela gosta de ressaltar o quanto fomos unidas e amigas na nossa infancia. E’ verdade. Durante a adolecencia, no entanto, vivemos momentos um pouco diferentes, com gostos e escolhas diferentes. Isso se acentuou ao longo dos anos, quando eu ja’ estava na Faculdade, quando entao ela e’ que “aproveitou a vida, namorando, curtindo balada e passeando bastante” – coisa que eu tinha feito quando estava no Colegial.

Acho que foi por isso que comecamos a ficar diferentes: quando eu ja’ tinha vivido minha adolescencia, digamos assim, e ja’ estava numa outra fase... e’ que ela foi viver a adolescencia dela... em escolhas e momentos absolutamente distintos, apos os 20 e poucos anos, eu diria.

O fato de sermos GEMEAS tambem foi um agravante, e nao um atenuante, como muitos podem pensar.

E’ justamente por serem “gemeas”, que as pessoas esperam que as DUAS IRMAS sejam IGUAIS, sintam igual, adoecam igual, etc. E isso NAO ACONTECE! Ao menos, na minha opiniao, nao deve mesmo acontecer! Mas no fundo, A VIDA SEMPRE COBROU ISSO DAS DUAS IRMAS! E isso nao foi bom... nao trouxe bons resultados.

Mas eu nao queria que ela me entendesse tao mal... tao diferentemente do que eu digo ou faco ou escrevo. Mas parece tarefa impossivel mudar isso. E confesso que agora, nem tenho mais vontade de tentar resolver isso. Fiz o possivel, fiz o que pude. Sinceramente (no sentido lato da palavra). Agora o que sinto e' uma triste iniquidade... uma especie de fraquesa preguicosa para lutar... para tentar resolver... pois penso que nao ha mais o que resolver... exceto aceitar que AS DUAS IRMAS, embora GEMEAS, sao diferentes, pensam diferente, se expressam diferente e se enxergam diferentes.

Mas aquela baixinha porreta que DEFENDIA A IRMA GEMEA MAIS VELHA COM UNHAS E DENTES POR TODA A VIDA; que batia nos meninos (e nas meninas) que incomodavam a IRMA MAIOR; que a segurava pela mao a todo o tempo e hora para que nao caisse; que lhe segurava pelas fraldas para que aprendesse a andar; a que traduzia-lhe as historias que tinha preguica de ler; a que a cobria todo e tempo com um cobertor ainda que curto; aquela que lhe tentou por todas (eu disse todas) as vias que conhecia e que dispunha mostrar-lhe todas as coisas boas que conhecia e em que acreditava; aquela menina que ainda jovem, continuava a cuidar dela, escondido, tantas vezes; aquela jovem que a apoiou todas as vezes que comecou uma Faculdade, pagando-lhe as inscricoes, comprando-lhe livros, sei la!... essa baixinha porreta, ainda existe, ainda que talvez para ela apenas nas lembrancas... nas doces lembrancas.

Se agora, quando velha e cansada nao pode mais fazer ou dar a IRMA MAIS VELHA, GEMEA, tudo aquilo que fizera quando crianca, menina e jovem, resta-lhe apenas pedir PERDAO e DIZER: SINTO MUITO, NAO SOU MAIS AQUELA MENINA, GAROTA OU JOVEM - embora continue baixinha e porreta. NAO POSSO MAIS SEGURAR-LHE A MAO, puxando-lhe para cima, nao posso mais bater nos meninos (e meninas) que a atormentam, nao posso mais traduzir-lhe os livros, nao posso mais mais nada. SINTO MUITO.

NO TEU ANIVERSARIO, A MINHA UNICA E GEMEA IRMA NADA TENHO PARA DAR, EXCETO AS MINHAS LAGRIMAS, QUE ORA SALTAM DOS MEUS OLHOS, COMO ESGUICHOS DE AGUA BURRIFANDO O JARDIM. Tambem e’ bom, porque choro silenciosamente (coisa que para mim e’ quase impossivel fazer – diga la’ meu marido – já que quando choro e’ com tanta dor que nao consigo conter o tremor e os urros de colera - como agora esta doendo), uma vez que escrevo essas linhas voltando justamente da casa de minha mae e irma, no Rio, onde vim sozinha para resolver algumas pendencias, num TAXI velho e sujo.

E’ uma noite escura e chuvosa, num incrivel engarrafamento na Lagoa Rodrigo de Freitas em direcao a Niteroi... onde deixei marido e filhos (a quem chamo de “novo nucleo”).

Ninguem pode me ver agora.

Ninguem pode ver os DOIS IRMAOS agora, encobertos pela chuva e pelo mal tem

Ninguem pode ver as DUAS IRMAS agora, encobertas pela angustia do desenlace provocado pelas escolhas e pelos caminhos da vida que foram tao divergentes que... me tornaram uma VELHA CANSADA.

Nunca serei amarga ou nefasta.

Nunca serei cinica ou dissimulada.

Nunca hesitarei em defende-la como dantes, se for preciso.

Vou chegar tarde em Niteroi. Ainda estou no engarrafmento da Lagoa. Precisei esperar mais de uma hora pelo taxi que me conduz de volta.

Precisarei esperar muito mais para ver o dia amanhecer, o sol reaparecer e os DOIS IRMAOS voltarem a registrar sua beleza de Cartao Postal, sua forca, tonacidade, e grandiosidade, como as DUAS IRMAS.



A MINHA IRMA GEMEA, DESEJO UM FELIZ ANIVERSARIO, UM NOVO ANO, UM NOVO RECOMECO, UMA NOVA ETAPA, REPLETO DE DIAS DE ALEGRIA, DE AMOR, DE PAZ, SAUDE DE ESPIRITO E DE CORPO, PACIENCIA, REALIZACOES POSSIVEIS e CORAGEM, MUITA CORAGEM.


SEJA FELIZ!
(RC)

FELIZ DIA DO AMIGO!


"Difícil querer definir AMIGO.

Amigo é quem te dá um pedacinho do chão, quando é de terra firme que você precisa, ou um pedacinho do céu, se é o sonho que te faz falta.

Amigo é mais que ombro amigo, é mão estendida, mente aberta, coração pulsante, costas largas.

É quem tentou e fez, e não tem o egoísmo de não querer compartilhar o que aprendeu. É aquele que cede e não espera retorno, porque sabe que o ato de compartilhar um instante qualquer contigo já o realimenta, satisfaz.

É aquele que entende seu desejo de voar, de sumir devagar, a angústia pela compreensão dos acontecimentos, a sede pelo "por vir". É ao mesmo tempo espelho que te reflete, e óleo derramado sobre suas águas agitadas. É quem fica enfurecido por enxergar seu erro, querer tanto o seu bem e saber que a perfeiçao é utopia. É o sol que seca suas lágrimas.

Amigo é aquele que toca na sua ferida numa mesa de chopp, acompanha suas vitórias, faz piada amenizando problemas. É quem sorri pra você sem motivo aparente, é quem sofre com seu sofrimento.

Amigo é quem fala e ouve com o olhar, o seu e o dele em sintonia telepática. É aquele que percebe em seus olhos seus desejos, seus disfarces, alegria, medo. É aquele que aguarda pacientemente e se entusiasma quando vê surgir aquele tão esperado brilho no seu olhar, e é quem tem uma palavra sob medida quando estes mesmos olhos estão amplificando tristeza interior. É lua nova, é a estrela mais brilhante, é luz que se renova a cada instante, com múltiplas e inesperadas cores que cabem todas na sua íris.

Amigo é aquele que te diz "eu te amo" sem qualquer medo de má interpretação : amigo é quem te ama "e ponto". É verdade e razão, sonho e sentimento. Amigo é pra sempre, mesmo que o sempre não exista.

Beijos desta amiga que AMA MUITO
Ana"

Nota (RC): recebi este email de uma querida amiga que pouco vejo, mas daquelas das quais ja' falei muito aqui: que existem, estao la', a gente procura cuidar... ainda que de longe... mas fica sempre no bem-querer da gente! E por isso, agradecendo sua bela mensagem, faco dela as minhas palavras, para todos os meu amigos queridos, que por aqui passam, rogando que possam me perdoar a ausencia, a falta de telefonemas, de visitas, emails, scraps, msns, e afins... to mais enrolada que carretel de linha! Acreditem! Mil Bjs e FELIZ DIA DO AMIGO! Amigos reais-virtuais-carnais, todos na mesma ligacao...

FOTO DA SEMANA (RC)

As criancas chegam no Brasil e imediatamente "vestem a camisa"!
Fora o JET LAG que e' barra e o fato deles terem acordado em horarios diversos no meio da madruga ate' acertar o passo, quer dizer o sono, tudo otimo! (RC)

MAIS GRAFICOS COMPLICADISSIMOS! (risos)










Nota (RC): Recebido por email, em complemento aquele publicado na semana que passou.

COMO SER UMA BOA ANFITRIÃ, by msn

ESSE PERIODO DE FERIAS, É UMA BOA ÉPOCA PARA SE RECEBER AMIGOS EM CASA, NÃO É? ENTÃO, AI VÃO ALGUMAS SUPER-DICAS PARA QUEM QUER RECEBER SEM FUROS!
Ah! Não esqueçam de me convidar, OK?

Bjs.
(RC)

´´A comida quentinha e cheirosa, a mesa posta impecavelmente, tudo arrumadinho até que a campainha toca. Os convidados já vão entrando prontos para jantar. Tudo parece bem. Ops! O cardápio serve carne no prato principal e têm vegetarianos à mesa? Ou você preparou um belo prato à base de camarão e só depois descobriu que a Tia Maria é alérgica ao crustáceo! Não se sinta só nesta saia justa. Muita gente passa (ou já passou) por isso. Qualquer detalhe não observado pode causar desconfortos e levar tudo o que você preparou por água abaixo. Por isso, procuramos o consultor de etiquetas Jefferson Moraes e a chefe de cozinha Luiza Zaidan para saber o que se deve fazer para evitar as situações constrangedoras na hora de receber convidados em casa para uma refeição.

Preparação: observe os detalhes
Antes de programar o evento, tente conhecer os gostos e costumes de seus convidados da melhor maneira possível. Se você vai oferecer um jantar ou um almoço a pessoas que você tem menor grau de intimidade procure saber o que gostam de comer e de fazer, por intermédio de pessoas próximas. Assim, você já estará a meio caminho de fazer com que nem eles, nem você tenha surpresas desagradáveis.
Já definidos os convidados, é importante fazer uma lista de tudo o que você vai precisar antes e no decorrer do jantar. Dessa forma, você vai evitar contratempos, como se lembrar de comprar algo em cima da hora.

A arrumação da mesa
Caso você não tenha espaço suficiente para acomodar devidamente todos os seus convidados, o consultor de etiqueta Jefferson Moraes dá a dica: "Não é nada grave, desde que não aconteça com frequencia. Arrume com um vizinho ou conhecido uma mesa extra de plástico e a monte ao lado da mesa principal". Uma toalha bonita, bem passada e flores farão o improviso passar despercebido.

O consultor indica ainda que se você não tiver essa opção, poderá recorrer ao serviço americano, que consiste em deixar em uma mesa central todos os pratos e copos e distribuir para as pessoas jogos americanos consistentes, para que o convidado consiga apoiar bem o prato no colo. "O importante é que não haja desconforto e que os convidados sintam-se bem em sua casa", afirma Jefferson.

Na montagem da mesa, é importante que se coloque tantos pratos e copos quantos forem os pratos que serão servidos, por exemplo, se você optar por servir seus convidados com sopa como entrada, o prato fundo deve estar sobre o prato raso. Isso evitará o entre e saí da sala para cozinha e te ajudará a dar mais atenção aos convidados. Se você costuma distinguir o copo para bebida alcoólica do que é para sucos e refrigerantes, a Chefe Luiza Zaidan indica que o ideal é que se tenha a mesa ambos os copos para todos os convidados. "Na medida em que cada um vai mostrando sua preferência, os copos excedentes devem ser retirados, para que a mesa fique mais limpa", afirma ela.
Fonte: msn



Copa do Rei da Tailândia de Sepaktakraw (27/07 a 02/08 em Chiand Mai)

´´Comunicamos que a ABT estará mais uma vez representando pela quinta vez o Brasil na Copa do Rei da Tailândia de Sepaktakraw (27/07 a 02/08 em Chiand Mai). Nesta oportunidade, contaremos também uma equipe feminina. Ficariamos lisonjeados com a presença de todos no evento.
Temos boas lembranças dos brasileiros em Bangkok.´´

Nota (RC): Email enviado por email, por Siderlei Costa Lopes, ABT - Associação Brasileira de Takraw
Para ver fotos na Embaixada, clique AQUI e AQUI.
Para quem não sabe o que é esse jogo, como eu, até receber esse e-mail, ´´o Sepaktakraw surgiu há mais de 500 anos no Sudeste da Ásia. No Brasil esta modalidade é recente tem pouco mais de uma década, mesmo assim a seleção brasileira tem obtido resultados expressivos no cenário internacional.
Tradicionalmente o takraw, como também é conhecido, era jogado em círculo onde um jogador passava a bola a outro sem deixá-la cair. No primeiro quarto do século passado, um grupo de entusiastas da modalidade introduziu o uso da rede e estabeleceu regras para tornar a modalidade mais atrativa. (Fonte: Wikipédia)



FOTO DA SEMANA

NÃO ACHEI A FOTO QUE EU QUERIA: DA CHEGADA NO BRASIL, NO ULTIMO DIA 10! COM DEZ MALAS, TRES CRIANÇAS, UMA MAE DE 81 ANOS, UM CARRINHO DE BEBE, MAIS 5 MALAS DE MÃO! APOS 32 HORAS VIAJANDO! FACIL, FACIL!
FICO DEVENDO. VOU PROCURAR MAIS!
BJS!(RC)

ENFIM!
Consegui essas daqui...
Bjs!

DANDO NOTICIAS! ENFIM!

CHEGAMOS BEM!
TENHO MIL COISAS PARA CONTAR, FALAR, ESCREVER, E ME SINTO AMORDAÇADA PELA FALTA DE INTERNET E TEMPO PARA FAZE-LO COM O DEVIDO RESPEITO QUE TENHO A TODOS QUE AQUI PASSAM.
ASSIM, PERDOEM-ME O ATRASO NA FOTO DA SEMANA, E NO POST DE QUARTA-FEIRA.
VOU TENTAR ALGO MAIS TARDE... TORÇAM POR MIM!
Obs.: to morendo de saudades!
(RC)

DESEJO

´´Desejo…
Desejo primeiro que voce ame, e que, amando, tambem seja amado.
E que se nao for, seja breve em esquecer e, esquecendo, nao guarde magoa.
Desejo pois, que nao seja assim,
Mas se for, saiba ser sem desesperar.

Desejo tambem que tenha amigos, que mesmo maus e inconsequentes,
Sejam corajosos e fieis, e que em pelo menos num deles
Voce possa confiar sem duvidar.
E porque a vida eh assim,

Desejo ainda que voce tenha inimigos;
Nem muitos, nem poucos, mas na medida exata para que, algumas vezes,
Voce se interpele a respeito de suas proprias certezas.
E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo,
Para que voce nao se sinta demasiadamente seguro.

Desejo depois que voce seja util, mas nao insubstituivel.
E que nos maus momentos,
Quando nao restar mais nada,
Essa utilidade seja suficiente para manter voce em peh.

Desejo ainda que voce seja tolerante;
Nao com os que erram pouco, porque isso eh facil,
Mas com os que erram muito e irremediavelmente.
E que, fazendo bom uso dessa tolerancia,
Voce sirva de exemplo aos outros.

Desejo que voce, sendo jovem,
Nao amadureca depressa demais,
E que, sendo maduro, nao insista em rejuvenescer,
E que, sendo velho, nao se dedique ao desespero,
Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e
É preciso deixar que eles escorram por entre nos.

Desejo, por sinal, que voce seja triste;
Nao o ano todo, mas apenas um dia.
Mas que nesse dia descubra
Que o riso diario é bom,
O riso habitual é insosso
E o riso constante é insano.

Desejo que voce descubra,
Com o maximo de urgencia,
Acima e a despeito de tudo,
Que existem oprimidos,
Injusticados e infelizes, e que estao a sua volta.

Desejo ainda que voce afague um gato,
Alimente um cuco e ouca o joa-de-barro
Erguer triunfante o seu canto matinalç
Porque assim, voce se sentirah bem por nada.

Desejo tambem que voce plante uma semente,
Por mais minuscula que seja,
E acompanhe o seu crescimento,
Para que voce saiba de quantas muitas vidas
É feita uma arvore.

Desejo, outrossim, que voce tenha dinheiro,
Porque é preciso ser pratico.
E que pelo menos uma vez por ano
Coloque um pouco dele na sua frente
E diga isso é meu,
Só para que fique bem claro quem é dono de quem.

Desejo tambem que nenhum dos seus afetos morra,
Por ele e por voce.
Mas que, se morrer, voce possa chorar
Sem se lamentar,
E sofrer sem se culpar.

Desejo por fim que voce, sendo um homem,
Tenha uma boa mulher.
E que, sendo mulher,
Tenha um bom homem.
E que se amem hoje, amanha e no dia seguinte,
E quando estiverem exaustos e sorridentes,
Ainda haja amor para recomeçar.

E se tudo isso acontecer,
Não tenho mais nada a te desejar...´´

Nota (RC): Texto recebido por email, de autoria desconhecida - muito embora tenha um monte de coisas ai da letra da Música que amooooo do Frejat - que está esteve neste BLOG, em vídeos). Este texto estava guardado há um tempão... Achei que já o tinha publicado... mas não encontrei no BLOG... então... ai está para ler OU reler!

NOVA ENTREVISTA DE "UMA ESPOSA EXPATRIADA" PELO MUNDO!

Mais uma contribuicao de UMA ESPOSA EXPATRIADA! Agora para o SITE To Live Abroad (clique no titulo para acessar o texto completo).

Meu abraco e agradecimento ao pessoal do Site, Grazi, especialmente!
(RC)

QUANTO É QUE PRECISA, EM TABELAS E GRÁFICOS COMPLICADISSIMOS (risos)

Como o tema do mes eh QUANTO É QUE PRECISA, publico alguns dos graficos enviados pela amiga NADJA - a quem nao conheço, ainda, pessoalmente, mas que costuma contribuir com o HUMOR deste BLOG! Thanks!






E, na minha opiniao, A MELHOR DE TODAS:


Nota (RC): domingo que vem publico mais tres. Bjs e BOM FIM DE SEMANA A TODOS!

Dicas de Leitura


DICAS DE LEITURA
Você acabou de ler um livro e está fascinado e quer encontrar outro livro que não decepcione, mas não sabe para que livro correr?

Pensando nisso disponibilizamos este Super Catálogo de Livros de Excelente qualidade com diferentes Gêneros, para que você leitor sinta a facilidade de encontrar boas leituras.

Periodicamente serão adicionados novos livros ao catálogo.

NOTA (RC): ESTE EH UM SITE INDICADO POR UMA LINDA AMIGA VIRTUAL (POR ENQUANTO, ainda nao nos encontramos...), e eu, na cola,  recomendo a voces todos, OK! (clique AQUI para conhecer o SITE).

(U.M.E.) FÉRIAS COMECANDO! PAIS SE PREPARANDO!!!!

Férias: 26 dicas para distrair as crianças, por Giuliana Bergamo e Luis Fukushiro
Veja guia com bons programas de A a Z na capital e região
Revista Veja SP (Editora Abril), de 30/06/2010


Confira seleção de atrações para distrair os pequenos, Por Luiz Fukushiro
03.07.2010

NOTA (RC): clique NOS TITULOS DESTACADOS, para ir direto na pagina da Revista Veja SP, e ler as materias e conhecer as dicas para quem esta ou vai a Sao Paulo (Brasil) com as criancas, nessas Férias.
Fonte/Fotos: Editora Abril.

Thailand Philharmonic Orchestra, em Bangkok com Ligia Amadio

Caros amigos da comunidade brasileira na Tailândia,

A regente brasileira Ligia Amadio está em Bangkok para reger a Thailand Philharmonic Orchestra em dois concertos, no Music Auditorium da Mahidol University (Salaya Campus, Nakhonpathom):
- nesta sexta-feira, 9 de julho, às 19 horas (até as 21 horas); e

- no sábado, 10 de julho, às 16 horas (até as 18 horas).

Apresentará o seguinte programa:
- Thai Traditional Music
- Reinhold Glière: Horn Concerto in B-flat major, op. 91
- Hector Berlioz: Symphonie Fantastique, op. 14.
Conductor: Ligia Amadio
Soloist: Christoph Ess, French Horn
O ingresso custa ฿ 300 ou ฿ 500. Mais informações e fotos no sítio da orquestra na internet, onde há boas indicações a respeito de transporte, inclusive sobre um shuttle bus partindo da estação Wongwian do BTS.

Conversei hoje com a regente Ligia, que ficou entusiasmada com a possibilidade de haver brasileiros na platéia.
Abraços a todos,

Ministro-Conselheiro
Encarregado de Negócios, a.i.

(Recebido por email, oficial)

DERRAME - PRIMEIROS SOCORROS!

Derrame: memorize as três primeiras letras...S.T.R.

Só leva um instante ler isto...
Disse um neurologista que se levarem uma vítima de derrame dentro das primeiras três horas, ele pode reverter os efeitos do derrame - totalmente. Ele disse que o segredo é reconhecer o derrame, diagnosticá-lo e receber o tratamento médico correspondente, dentro das três horas seguintes, o que é difícil.

RECONHECENDO UM DERRAME
Muitas vezes, os sintomas de um derrame são difíceis de identificar. Infelizmente, nossa falta de atenção,torna-se desastrosa. A vítima do derrame pode sofrer severa consequência cerebral quando as pessoas que o presenciaram falham em reconhecer os sintomas de um derrame.

Agora, os médicos dizem que uma testemunha qualquer pode reconhecer um derrame fazendo à vítima estas três simples preguntas:

S* (Smile) Peça-lhe que SORRIA.

T* (Talk) Peça-lhe que FALE ou APENAS DIGA UMA FRASE SIMPLES. (com
coerência) (ex : Hoje o dia está ensolarado)

R* (Rise your arms) Peça-lhe que levante AMBOS OS BRAÇOS.

Se ele ou ela têm algum problema em realizar QUALQUER destas tarefas, chame a emergência imediatamente e descreva-lhe os sintomas,ou vão rápido à clínica ou hospital.

Novo: Ponha a língua fora.
Outro sinal de derrame é este:Peça à pessoa que ponha a língua para fora.
Se a língua estiver torcida e sair por um lado ou por outro, é também sinal de derrame.

Nota (RC): recebido por email. Mas, de fato, enquanto eu estava no Hospital com meu cacula (Bangkok Hospital Pattaya - International), a todo momento passava um VIDEO na TV com as mesmas orientacoes...!!! E quando mamae passou mal no aviao, na vinda do Brasil para ca´ (Tailandia) - sim, ela passou mal mesmo - eu fiz todos esses procedimentos! por via das duvidas... e ela passou esses meses aqui... bem...

MINHAS RESPOSTAS AS MINHAS PERGUNTAS DO DIA PRIMEIRO (RC)

Imagem: Google

Respondendo minhas proprias perguntas... ou tentando responde-las...

Quanto e’ que a gente precisar viver para aprender a viver?
A VIDA TODA. E SER NAO DER TEMPO, VOCE VAI TER QUE FAZER DE NOVO, DE NOVO, DE NOVO...

Quanto e’ que a gente precisa ter no banco para se sentir seguro?
Meu marido, muito. Eu, nem tanto.

Quanto e’ que a gente precisa ter dentro da geladeira para sentir que nao nos faltara’ nada?
Pro meu marido, muito. Pra mim, muito pouco. (Ja’ me e’ bastante suficiente saber que posso comprar quando quiser o que por dentro dela, mas nao preciso ve-la mal fechando a porta de tanta coisa, que nao conseguimos tempo pata comer, e que vemos perder, e ser jogado intacto, mas podre, na lata do lixo).

Quanto e’ que a gente precisa ter de filhos para ninguem ficar perguntando “quando e’ que vem o irmaozinho?”
NAO IMPORTA QUANTOS TENHA. SEMPRE VAO PERGUNTAR ISSO A VOCE.

Quanto e’ que a gente precisa parecer velho para ser respeitado no trabalho e quanto e’ que a gente precisa parecer novo para fazer parte da “turma”?
Essa e’ dificil. Aqui na Tailandia, por exemplo, “idade e’ posto”: eles respeitam muito os “mais velhos”. Quando eu comecei a trabalhar como advogada, com cara e tamanho (quase-quase 1.50 m) de menina, ainda usando aparelhos nos dentes, muita gente custava a “crer” no meu Talento, o que nao era ruim nas Audiencias que sempre gostei muito de fazer porque a outra parte (o advogado ex adverso) sempre “baixava a guarda quando me via, e..., bem, eu aproveitava e “garfava” ele! Era ate’ divertido!

Quanto e’ que precisa para comprar uma geladeirinha, ou uma “pilha” de roupas, ou fazer parte das compras do mes, ou comprar um casaco importando ou uma camera digital moderna na Tailandia?
Tudo isso custa a mesma coisa: cerca de 5 mil TBH. Cabe a voce decidir o que e’ mais importante para voce ou o que voce mais precisa naquele momento. Ainda ir a um SPA de luxo por longas horas... ou um porta-garrafa de vinhos... Pode? Aqui pode.

 

 

   


  

Quanto e’que a gente precisa ler para ser culto?
MUIIIIIIIIIIIIIIIIITOOOOOOOOOOOOOO, TUDOOOOOOOOOOOOO O QUE PUDER!

Quanto e’ que a gente precisa emagrecer para ficar saudavel?
Voce pode checar na tabelinha que a gente tem aqui no BLOG, no final da pagina, que calcula o IMC (INDICE DE MASSA CORPOREA) para voce, rapidinho, na hora!

Quanto e’ que a gente precisa ajudar o Outro para ser um verdadeiro Colaborador?
DEPENDE. As vezes apenas uma vez na vida. As vezes uma vida inteira.

Quanto e’ que a gente tem que “manter contato” com o melhor amigo, para que ele nao deixe de ser seu melhor amigo?
Talvez uma vez por ano baste. Mas se voces sao melhores amigos mesmo, voces certamente se falarao todas as vezes que tiverem uma grande noticia para dar, um convite a fazer, um colo a requerer, uma ajuda a pedir, ou apenas um “oi” para dar.

Quanto e’ que a gente precisa esperar para contar uma “verdade” a alguem? E uma “mentira”? quanto tempo podemos esperar antes de desfaze-la? E um erro? Um engano? Um pedido de perdao?
Para contar a verdade... bem... as vezes ela pode ficar implicita uma vida toda, e isso nao afetar em nada... mas uma mentira? Deve ser reparada no primeiro momento possivel – como o erro, engano, e – especialmente – para pedir-se perdao.

Quanto e’ que a gente precisa ter de “amigos” no Facebook ou no Orkut?
NAO SEI RESPONDER. Isso nao importa pra mim. Sem demagogia, gosto mesmo e’ de saber que eles estao “ali” por perto, e a qualquer momento posso ter uma surpresa, ver uma nova foto, saber alguma nota, etc. Isso me conforta de certa forma.

Quanto e’ que custa o dinheiro na Tailandia? Quanto e’ viajar para o Brasil para visitar amigos e parentes? Quanto e’ que vale o nosso dinheiro no Brasil?
O dinheiro na Tailandia e’ o THB (le-se thaiba’). 100 TBH vale cerca de 5 a 7 Reais (Brasil), dependendo do cambio. Aqui as coisas (comida, vestimenta e transporte) sao de um modo geral baratos. Num primeiro momento e’ comum quem vem de fora “comecar a converter tudo, e assim achar tudo muuuuiiitooo barato e sair comprnado adoidado”. Mas como ja’ disse aqui algumas vezes, e’ preciso pensar em TBH e o quanto (percentualmente falando) aqueles valores cabem ou representam no seu orcamento mensal ou anual. A passagem de aviao varia com os periodos de alta e baixa estacao.
Mas quando a gente vai para o Brasil, com o dinheiro daqui... hummmmm... precisa converter DUAS VEZES e ai... o dinheiro fica pouquinho.... snif snif...
Quanto a gente pode esperar por alguem que esta’ “atrasado” antes de ficar realmente zangado?
Nao muito tempo, no meu caso.

Quanto e’ que a gente pode esperar para um ente querido morrer, quando ele ja’ esta’ vivendo atraves apenas de aparelhos numa cama de Hospital?
Nunca passei por isso, tive a “sorte” – se pode dizer assim – de meu pai vir adoecendo, adoecendo e “morrer” de repente, no camkinho do Hospital. O mesmo caminho que vizera tantas vezes antes e voltara sempre “vivo” apos algumas intervencoes medicas...

Quanto e’ que a gente pode pagar por um Servico que a gente nao sabe fazer sozinho?
Ah! Nao me pergunte isso! Pago – se eu posso pagar – o que for preciso e o que de fato ser “justo” (sem querer entrar no merito doque e’ justo ou nao, por favor, nao agora).

Quanto e’ que a gente precisa ter no Closet? Quantas calcas? Quantos sapatos? Quantas blusas?
Tenho tratado disso muitas vezes por aqui... bem, toda vez que faco uma malinha para uma viagem rapida, ou malonas para uma vaigem longa, eu “tiro” alguma coisa e “passo adiente”. Tambem o faco quando dou uma “arrumada extra”, etc. E tambem “repasso’ tantas pecas antigas quantas novas eu por ventura tiver comprado, imediatamente a chegada das novas pecas.

Quanto e’ que a gente precisa beber de agua por dia?
Dizem que 4 a 8 litros de agua por dia. E’ isso mesmo?

Quanto e’ que a gente pode ou deve deixar de castigo um filho?
Bem, segundo li, tantos minutos quanto for sua idade, por exemplo: 7 meses, sete minutos! To brincando, claro! 7 anos, 7 minutos! 2 anos, 2 minutos!

Quanto e’ que a gente consegue repetir a mesma resposta para uma mesma pergunta feita por uma mesma pessoa?
E’ muito dificil? Sim. Muitissimo. “Mas faz parte”, como dizem. Assista o VIDEO DO MES e me responda voce.

Quanto e’ que a gente aguenta ouvir ou ver uma mesma gota d’agua caindo lentamente sobre o mesmo lugar?
Nao sei responder, mas parece que e’ um metodo usado, inclusive, por torturadores.

(RC)
"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon