21 DE MARCO, Dia Internacional contra a Discriminação Racial

SEGUNDO A Wikipédia, a enciclopédia livre, "O Dia Internacional de Luta pela Eliminação da Discriminação Racial, celebrado em 21 de março em referência ao Massacre de Shaperville, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em 21 de março de 1960, em Joanesburgo, na África do Sul, 20.000 pessoas faziam um protesto contra a Lei do Passe, que obrigava a população negra a portar um cartão que continha os locais onde era permitida sua circulação. Porém, mesmo tratando-se de uma manifestação pacífica, a polícia do regime de apartheid abriu fogo sobre a multidão desarmada resultando em 69 mortos e 186 feridos."

Não, eu não sabia disso. Nem estava anotado no meu caderninho (mas agora esta'). Soube graças a uma "nota" de Facebook, de uma brasileira que também mora aqui na Tailândia, Flavia A. Thanks!

Alerto tão somente para o fato de que quando falamos em "discriminação racial" pensamos logo no "BRANCO x NEGRO", mas o que existe de verdade e'a DISCRIMINAÇÃO PELO "DIFERENTE", e isso e' o "PRECONCEITO".

Ja' disse aqui varias vezes e repito: eu mesma, loira-azeda ja' me senti sim, discriminada justamente por ser "loira-azeda" e assim, provavelmente uma "burguesinha besta", e talvez por isso ninguém me convide para um "churrasquinho na laje" como diz nosso amigo Alexandre do LOST IN JAPAN. E eu queria tanto ir... pois vou onde o amigo esta', e onde ele esta' - se e' meu amigo - ha' de ser um lugar maravilhoso!

Bem, posto isto, ainda convido a todos para ler meus POSTS (não muito) antigos que tratam do tema... Ei-los AQUI e AQUI.


MAS HOJE TAMBÉM E' DIA INTERNACIONAL DA POESIA (dia 14 de marco... dia "nacional da poesia"...), então, procurei alguma bela poesia sobre DISCRIMINAÇÃO RACIAL... mas NÃO ACHEI...
Então, vala' essa CITAÇÃO atribuída a Albert Einstein:

"Se minha Teoria da Relatividade estiver correta, a Alemanha dirá que sou alemão e a França me declarará um cidadão do mundo. Mas, se não estiver, a França dirá que sou alemão e os alemães dirão que sou judeu."

Ate' mais ver! ler!
(RC)

Protected by Copyscape Duplicate Content Software ESTE POST contem o marcador "(RC)", e é de autoria e responsabilidade desta "ESPOSA EXPATRIADA", e tem seus direitos legais reservados.

7 comentários

  1. Re, aqui também se comemora o dia dos Portadores de Síndrome de Down, o que não deixa de ser contra algum tipo de preconceito!
    Ninguém também me chama para churrasco na laje, sniff...
    bjs
    Jussara

    ResponderExcluir
  2. @Palavras VagabundasJussara, e' uma pena que a gente "tenha" que ter "data"pra tudo... pra comemorar e "lembrar" o obvio!
    Vamos instituir um dia para o "CHURRASCO NA LAGE"??????
    Mil bjs!

    ResponderExcluir
  3. É Renata, muito mais do que discriminação de raças, o rascismo se manifesta em tudo aquilo que é diferente do que costumamos ver, ou daquilo que desconhecemos. É uma pena que seja assim, que as pessoas não se permitam conhecer o outro antes de julgá-lo pela sua aparencia

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, Renata!
    Também não conhecia esta data, deve ser pós-globalização, pois quando a gente viaja hoje em dia é que vê o tanto de gente de cada lugar do mundo em um ou outro país.
    Acho que esta aceitação, para ser algo harmonioso e pacífico, tem que ser com um olhar mais humano, entendendo que o planeta pertence a todos e não a uma só raça.
    um beijão carioca

    ResponderExcluir
  5. @Beth/LilásBeth, realmente estar fora do Pais as vezes ajuda a ver melhor a globalizacao... mas tem gente que nem assim enxerga alguma coisa alem do proprio umbigo... kkkk! A vida e' feita de oportunidades... ca' ou ai... precisamos ficar atentas, ne'?
    Bjs e VOLTE SEMPRE!
    ;-)

    ResponderExcluir

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon