10 dicas para ler filosofia, na web


26/12/2011
Ler filosofia não é como ler um romance ou uma biografia; requer algumas práticas. Saiba como ler textos filosóficos

 (Crédito: monticello / Shutterstock.com)
(Crédito: monticello / Shutterstock.com)

Agora, filosofia, pelo menos teoricamente, é uma matéria obrigatória no Ensino Médio. Não adianta os brasileiros não vão se livrar dela. Mesmo que as escolas não a adotem - indo, portanto, contra as leis educacionais brasileiras - os vestibulares começaram a cobrar filosofia em suas provas. AUnicamp é um exemplo. Por isso, quando você tiver um texto de filosofia em mãos, não se desespere.

10 dicas para ler filosofia - Ler para entender
Tenha em mente que quando você lê filosofia, você está tentando entender um pensamento. É diferente de ler um jornal, no qual você quer saber o que o prefeito falou ontem ou como está o tempo hoje.

10 dicas para ler filosofia - Debate
Filosofia é um tipo de escrita persuasiva. Entenda que, ao ler um texto filosófico, você está tendo contato com a opinião do autor, ele está tentando te convencer de que a opinião dele é plausível - e a dos outros não.

10 dicas para ler filosofia - Não se apresse
A melhor forma de entender filosofia é com doses homeopáticas. Não pense em quantidade, mas em profundidade. Ler uma página de um romance pode demorar um minuto. Uma folha de um livro de filosofia deve ser lida com mais calma. 10 minutos por página é um tempo razoável quando se está lendo pela primeira vez.

10 dicas para ler filosofia - Opinião do autor
Antes de começar a ler, escreva num papel os principais pontos de vista do autor. Preste atenção na estrutura do texto também. Se for um ensaio, leia o primeiro e último parágrafo; se você ainda não entendeu a opinião do autor, vá para o meio do texto. Se for um livro, leia o índice e depois o discurso de abertura.

10 dicas para ler filosofia - Lápis na mão
Agora que você já entendeu as dicas de pré-leitura, é hora de começar a ler. Faça anotações das passagens cruciais: onde a tese principal é explicada, onde os conceitos-chaves são apresentados, onde argumentos-chaves e razões são providos. Tenha noção também das partes menos importantes da obra.

10 dicas para ler filosofia - Pensamento crítico
Para muitos, filosofia é sinônimo de pensamento crítico. Comece a pensar em comentários críticos e construtivos para o texto. Se você não tem opinião sobre o que leu, é necessário ler de novo. Você só terá entendido o texto quando puder opinar sobre ele.

10 dicas para ler filosofia - Pense antes de opiniar
Criticismo filosófico não se conquista rapidamente. Filosofia é reflexiva. É ótimo pensar em críticas para o que você leu. Mas reflita antes. O que pode parecer perfeitamente lógico logo de cara pode ser inútil na segunda e terceira vez. Portanto, seja humilde, paciente e meticuloso.

10 dicas para ler filosofia - Empatia filosófica e autocrítica
Se uma obra filosófica está tentando convencer você de algo, tente fazer o contrário com o autor. Depois que você tiver um argumento ótimo, tente rebatê-lo. Seja empático e lúcido, e ponha-se no lugar dos outros.

10 dicas para ler filosofia - Continue relendo
Como você está começando a entender e interpretar o que o autor disse, cheque novamente o texto. Afie seus pensamentos e garanta que você interpretou o autor propriamente. 

10 dicas para ler filosofia - Engaje-se filosoficamente
Uma das melhores maneiras de aguçar seus pensamentos é discuti-lo com outros. Primeiro, garanta que você está debatendo com alguém que realmente entenda de filosofia. Desta forma, você logo estará discutindo filosofia com experts e falando em público!

0 comentários:

Postar um comentário

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon