CARTILHA DO ITAMARATY -FIQUE DEOLHO

"Itamaraty prepara cartilha sobre disputa, perda de guarda e
subtração internacional de menores 
O Itamaraty está divulgando junto à comunidade brasileira no
exterior uma cartilha com orientações sobre disputa, perda de guarda
e subtração internacional de menores brasileiros residentes no
exterior ou filhos de casais binacionais. São frequentes os casos
ocorridos, mundo afora, de disputa pela guarda de menores brasileiros
em países estrangeiros e de subtração de menores brasileiros (do
exterior para o Brasil ou do Brasil para o exterior), havendo
desinformação de grande parte dos pais e mães brasileiras sobre as
leis que regem a matéria e o efetivo apoio que o Estado brasileiro
pode oferecer.
O documento, customizado por país ou região, contém orientações
aos pais e mães, de modo a que estejam cientes da legislação e
práticas sobre o assunto adotadas nos países onde residem e do apoio
que poderão esperar dos órgãos brasileiros competentes, seja no
Brasil ou no exterior. Espera-se que tal campanha de esclarecimento
ajude genitores brasileiros a tomarem as decisões que sejam mais
adequadas aos seus casos específicos, evitando consequências
traumáticas no futuro, tais como a perda da guarda de seus filhos por
determinação de autoridades judiciárias estrangeiras. A iniciativa
atende, ainda, a demanda emanada da I Conferência sobre Questões de
Gênero na Imigração Brasileira, realizada em Brasília em 2015."
Para mais informações, acessar o Portal Consular do Itamaraty no
seguinte endereço:
***

BANGKOK - DICAS (DM) - REPUBLICADO DO "DICAS DO MARIDAO"

Bangkok é uma das cidades mais entusiasmantes do mundo e é conhecida como Krungthep "a Cidade dos Anjos", como dissemos no POST anterior.

UM POUCO DA HISTORIA:
Sede do governo há mais de duzentos anos, é a reconstrução da antiga capital Ayutthaya.
Durante o saqueio de Ayutthaya por parte dos birmanos, os generais Taksin e Chakri organizaram o desmantelamento da cidade, incluindo os templos, as casas e as muralhas para os transportar até Bangkok onde se construiu a cidade com as dimensões da antiga capital.

Hoje Bangkok é uma metrópole fascinante com duas partes fascinantes: a cidade velha com os palácios e templos do século XVIII e a cidade moderna com os seus centros comerciais e as zonas de desenvolvimento banhadas pelo rio. Aqui pode-se visitar as belezas monumentais da cidade, relaxar em algum parque ou também aventurar-se na vida noturna e nas lojas e mercados para fazer compras.

DESTAQUES:
*Bangkok ja’ possui o Museu Madame Tussauds, no Siam Discovery Shopping Center, com grande sucesso!

*Bangkok e' considerada uma das 10 cidades mais atrativas da Ásia!
(Eu, por exemplo, que amo São Paulo, fica difícil nao comparar, pois ambas as metropolis tem muito em comum!). 

Sao Paulo (Brasil)? Nao... Bangkok!

*Em Bangkok o Sistema de Transito Publico de Massa (Metrô) e' o "BTS": www.bts.co.th .

*Para compras:
- MBK (um Shopping Mall bem grande, com cerca de seis pisos, e uma enorme variedade de produtos: desde roupas, decoração, objetos de suvernir, bolsas e malas, tudo para informática, etc). COM OTIMOS PREÇOS (leia-se, BARATOS).

- O imperdivel SIAN PARAGON SHOPPING MALL, gigantesco e muito bonito, com diversas lojas e restaurantes, para todos os finos gostos. Preço ELEVADO.

- MERCADO CHATUCHAK, e' o maior mercado ao ar livre aos finais-de-semana, do Mundo! Estima-se que la' haja mais de 10 mil barraquinhas POPULARES de todos os tipos de produtos, desde roupas da moda, decoração, arte, pecas antigas, livros, brinquedos, quinquilharias, e afins. PREÇO MUITO BARATO (após a BARGANHA  - SEMPRE PRESENTE NO COMERCIO TAILANDÊS - PREÇOS BARATISSIMOS).
Como chegar? fica nas adjacências da Estacao Kamphaengpetch (MRT) , mais ou menos cinco minutos caminhando da Estacao Mochit Skytrain (BTS) e Estacao Suan Chatuchak (Chatuchak Park) (MRT).
Mas atenção para os dias, pois:
QUARTAS E QUINTAS - vendem-se plantas e flores
SEXTAS-FERIAS - venda no Atacado
SÁBADOS E DOMINGOS – a GRANDE FESTA da miscelania

*A cidade possui um importante e famoso CURSO DE CULINÁRIA: ROYAL THAI CUISINE
O link direto esta' aqui o':  ESCOLA DE COZINHA TAILANDESA BLUE ELEPHANT

*O Jumeirah Grupo (empresa de hotelaria com base em Dubai) controlara’ um novo luxuoso Hotel no coracao de Bangkok, com um prédio de 200 metros de altura, 305 quartos, cinco estrelas (Jumeirah Bangkok, sera’ seu nome), a beira do legendário rio Chao Pharaya, perto da Ponte Sathorn e no distrito central de negócios de Bangkok. Devera' estar pronto em 2014.



- a CAPITAL BANGKOK - que e’ a “cara” da nossa  São Paulo (ja' disse, ne'?), com aquela profusão de viadutos e pontes, milhares de carros engarrafando as ruas, pessoas de todos os tipos, crencas, cores, e tamanhos andando nas calcadas estreitas disputadas com carrocinhas de comida e barraquinhas de camelos, seus arranha-céus, etc -, com inúmeras atracoes típicas, e dezenas de Shoppings Centers (desde os mais  Luxuosos aos mais populares), e nos finais de semana o FAMOSO MERCADO CHATUCHAK, e um dos mais famosos Templos a se visitar e’o “Templo do Buda Esmeralda, no Grand Palace” - ambos ja' destacados acima.

- Em Bangkok dentre esses arranha-céus ha' HOTEIS onde se pode usufruir dos seus Restaurantes em andares altos do tipo: 90º andar! sem ser hospede! Mas os melhores restaurantes so’ se encontra lugares se você fizer RESERVA ANTECIPADA, caso contrario você conseguira’, no máximo, um do tipo “BUFFET” (não e’ nada romântico, mas a comida e’ bem farta).  A vista deve ser mais bonita durante o dia (fui a noite, e’ bonito, mas ver a cidade toda com o dia claro deve ser sensacional... e ainda mais ao entardecer...).

Este e' o BAIYOKE SKY HOTEL, o mais "prédio mais alto" Tailandes...

Ate' essa Ponte em BKK não parece a "Ponte do Morumbi" em São Paulo? Kkkkk!

Passeio de Barco, pelo Rio de Bangkok!

Ainda na Capital, o CRUZEIRO PELO RIO E’ IMPERDIVEL. Se você quiser algo rustico, você pode faze-lo alugando um barquinho... se você quiser um pouco de glamour e boa comida deve optar por um passeio com jantar (eu fui a noite... de manha deve ser quente demais) num Cruzeiro bacana, num barco bacana.

Pattaya, fica cerca de uma hora e meia de Bangkok!

Conhecer minha cidade, claro: Pattaya, e me fazer uma visita! Kkkk! Esta cidade tem a “pecha” de “cidade do sexo”, mas não e’ nada disso. Copacabana, me perdoem os cariocas (sou 50% carioca), e’ muito mais “descoberta” em termos de prostituicao do que aqui, por exemplo.
ESTEREOTIPOS SOBRE O MAR E A NOITE TEM PROLIFERADO SOBRE PATTAYA. MAS A VERDADE E' QUE OS RESORTS DE PRAIA, OS NOVOS SHOPPINGS, OS PASSEIOS TURISTICOS, ETC TEM MUITO MAIS PARA DAR!

Ah! Seja em Pattaya ou Bangkok, você não pode perder a chance de "PAGAR O MICO" DE FICAR PENDURADO NA TROMBA DE UM ELEFANTE!


Agora... falando de dinheiro... humm... a passagem para ca’ não e’ barata, e’ verdade, em contrapartida o que vai economizar aqui, compensa qualquer gasto. Com 150 TBH você almoca um bom prato, com refrigerante ou suco e talvez ate’ um cafezinho num bom Restaurante num Shopping da cidade! Uma latinha de cerveja num Supermercado, por exemplo, custa em torno de 30 TBH, mas esta’ certo que no Restaurante você vai pagar uns 60 TBH... e em alguns hoteis... bem... o preco pode chegar a 120 TBH! Kkkkk!


O TBH (leia-se "thaiba' ") e' a MOEDA TAILANDESA.
Atualmente 100 TBH valem aproximadamente R$ 5,00*... 

Mas... as roupas (você pode vir com a mala vazia, se quiser) sao baratissimas, as bijouterias, as joias (ouro e’ muito requisitado aqui na Tailandia), os sapatos, os entretenimentos... Tudo muito barato! Comparativamente aos nossos preços brasileiros, e mesmo aos produtos importados comprados fora daqui!

Hotel 3, 4 estrelas... e’ como se fosse um de 5 estrelas no Brasil... não, não estou exagerando. Suvernirs? Também, valem muito comprar. Mas atenção, OFICIALMENTE não e’ permitido o embarque de “imagens” de Buda para fora do Brasil sem autorização previa...

Pare se ter uma ideia, não vou dizer o nome do Santo, mas uma pulseirinha que eu vi aqui por 100 TBH (juro que era a mesma!) vi vendendo numa loja de luxo no Morumbi Shopping em São Paulo por R$ 60,00! DEZ VEZES O PREÇO!

No mais, uma das maiores “furadas” de quem vem a Tailandia e’ trazer “roupa demais” na bagagem, botas (nem pensar!) – aqui o clima e’ “quente, muito quente ou pouco quente”, deixar pra “comprar depois” o que gostou “hoje”, porque tem tanta coisa e tantos lugares que dificilmente vai voltar aquela lojinha ou venda depois...

Também acho que o viajante deve ler um pouco sobre o Pais que esta’ visitando, e assim tentar entender um pouco o seu povo, e manter a mente aberta para as diferenças culturais e de hábitos do dia-a-dia.

Por exemplo, eles comem sentados no chão, geralmente em grupos... Pelo temperamento BUDISTA, NUNCA “CONFRONTAM”, e quando enfrentam um problema com você, DIFICILMENTE VÃO ENTRAR NUMA DISCUSSÃO, as vezes sorriem, as vezes deixam você falando sozinho, e você vai ficar ali, parado e abandonado sem entender o que esta’  acontecendo.

Mesmo no caso dos GO-GO-BARES que fervem por todos os lados do Pais, e’ preciso tentar entender pelo menos um pouco sobre essas mocas (e ate’ certos homens) que estão por ali. Mas isso e’ um assunto complexo... fica para uma outra ocasião, certo? Mas uma coisa eu te digo: elas não mexem com homem acompanhado; não dão em cima, se o homem não olha para elas; não andam semi-nuas pelo meio das ruas (exceto as ruas escondidas e especializadas).

Ah! Uma outra “furada” e’ comprar “passeio” pela “foto”, pois as vezes eles te mostram um folder com um “super barco” e quando você vai viajar parece mais uma barca “Rio-Niteroi” antes da reforma! Kkkk! Certifique-se perguntando EXATAMENTE SE “E’ EXATAMENTE AQUELE DA FOTO” que esta’ reservando, pois aqui, eles costumam dizer “same same, but different” (igual igual, mas diferente).

*ALGUMAS DICAS ESPECIAIS não tão somente para BANGKOK, mas para TODA A TAILÂNDIA, e’:
- SEJA EDUCADO COM O TAILANDÊS, E TERA’ O MUNDO!
- NUNCA ELEVE A VOZ COM UM TAILANDÊS, VOCÊ PERDERA’ O “JOGO” E NEM SABERA’ QUE ELE COMEÇOU... OU TERMINOU..
- PECA DESCONTO DE TUDO: desde hotel, alimentação, mercadorias, passeios, transporte... T-U-D-O! Você vai se surpreender, ao ver em poucos segundos os preços DERRUBADOS cerca de 50% do valor inicial! E’ uma loucura! Você deve sempre dizer: “ah... ta’ caro... preciso de desconto!”  e ele vai dizer: “quanto quer pagar?” dai você ja’ "joga" uns 60% de desconto, pra ele “arredondar” para uns 50%!!! Acredite! Funciona!
- em Bangkok prefira usar o TukTuk (ESPÉCIE DE MOTOCA ADAPTADA, como um TAXI “aberto”), pois o transito e’ caótico.
- Não deixe de andar de elefante, ao menos uma vez!
- Não se engane quando um Taxista te der uma “super dica” de uma loja ou qualquer coisa assim, pois certamente ele “ganha comissão” pra te levar la’. Eles não sao “ladroes”, mas sao “espertos”.
- quando estiver procurando por algo especifico em determinada loja, prepara-se para ouvir “nao tem” ou “acabou”, sendo que “tem” em algum lugar, mas a vendedora não entendeu o que você queria... como o inglês falado e’ muitas vezes  “insuficiente”, para não “contrariar” eles preferem “escapar” com esse tipo de resposta. Se você esta’ certa que viu em algum lugar da loja ou coisa que o valha, insista (explicando melhor) ou procure! Kkkk!
MIL BEIJOS A TODOS QUE LERAM "TUDO ISSO", E NA ESPERANÇA DE TE-LOS AJUDADO, AGRADEÇO A SOLICITAÇÃO DA AMIGA GRACIELA K., que com suas perguntas, nos motivou a POSTAR tudo isso bem aqui! 

E... BOA VIAGEM! (RC)
*Tailandia, 06 de maio de 2011

BANGKOK - informacoes turisticas - REPUBLICADO DO "DICAS DO MARIDAO"



Bangkok é, sem dúvida, uma das grandes metrópoles asiáticas: frenética, agitada, com trânsito caótico, arranha-céus e hotéis luxuosos convivendo harmonicamente ao lado de templos históricos. A saudação Sawasdee ka, pronunciada musicalmente, é falada o tempo todo, por todo mundo, em todos os lugares.


É a capital da Tailândia e encontra-se às margens do Chao Phraya (veja o VIDEO no NOSSO CANAL do YouTube) com uma população de 6 milhões de habitantes. É exótica, caótica tentadora para uns e repulsiva para outros, e provavelmente não exista outra cidade no sudeste asiático, que provoque sentimentos tão confrontados. Chamada por seus habitantes como a "Cidade dos Anjos", Bangkok se desenvolveu com rapidez e em muito poucos anos se levantou arranha-céus por todos lados.


 A cidade convida a caminhar e dando apenas alguns passos, com certeza encontrará algum de seus atrativos. A diferença de outras grandes capitais da Ásia, Bangkok soube preservar e cuidar de seus encantos, sua história e seus mais de 300 templos (Wat), remansos de paz em meio ao caos.


É nesta caótica capital oriental, que pode-se encontrar o mercado flutuante, um dos passeios mais diferentes pela cidade de Bangkok na qual todo o tipo de comercio é realizados sobre as canoas do Rio Chão.

Partindo do mercado flutuante, pode-se visitar os chamados Wat ou templos budistas. São 400 templos budistas espalhados pela capital Bangkok. Pode-se destacar para um belíssimo passeio ao Grand Palace e o Templo do Buda de Esmeralda, templo principal com um Buda confeccionado em Jade e rodeado de imagens feitas em ouro.

O templo do Buda reclinado abriga uma gigantesca imagem de 45 metros de comprimento por 15 metros de altura na qual Buda encontra-se deitado, tambem e' um passeio bastante tipico, turistico!

Antes de abandonar Bangkok tente madrugar para visitar o Parque Lumphini para contemplar os jovens e velhos praticando "tai chi".

Quando ir
Recomenda-se evitar a época das chuvas, entre maio e outubro, quando a umidade esta insuportável e pode estragar a sua viagem. Bangkok fica linda nos dias ensolarados do inverno. O verão é quente demais, normalmente às 19h da noite a temperatura cai pra 35º! Os melhores meses são janeiro, fevereiro, março, abril, novembro e dezembro.

Como chegar
O Aeroporto Internacional de Don Muang está a 15 milhas ao norte da cidade. Existem ônibus com ar condicionado com precos baratos que chegam até o centro.

Transporte
A maioria das pessoas usa táxi, que possui as tarifas muito baixas, por exemplo, uma corrida de 1 hora chega, em média, a THB150, cerca de R$ 8,00 (Oito Reais). Mas a graca toda e' andar no "tuk-tuk", triciclo que parece uma motoca de tres rodas, com uma "carrocinha" acoplada -  que graças à imaginação fértil dos tailandeses, funciona com bombas de água ou manuais de tratores agrícolas. No entanto, por se tratar de um veículo usado mais por turistas, não são muito confiáveis e podem sair mais caros que os táxis. E, O AR "CONDICONADO" NAO EXISTE! Lembre-se: e' uma especie de motoca!



Prefira a segunda classe quando for andar de trem, principalmente pelo ar-condicionado. A terceira classe tem assentos de madeira e uns ventiladores que abafam ar quente.

Os ônibus urbanos com ar condicionado podem ser uma boa alternativa para os táxis. Atencao especial para os que não têm ar condicionado: você pode passar mal de tanto calor.

Os ônibus para longa distância do governo são bem melhores que os particulares. Todos tem ar condicionado, mas o estado de conservação dos ônibus privados está sempre pior. Você ganha lanchinho, cobertor e refrigerante, sendo que os ônibus públicos param nas estações e os privados desovam os turistas e pontos centrais.

É bom saber que barcos e balsas são uma ótima alternativa em Bangkok: são rápidos, eficientes e mais frescos do que ônibus. O expresso Chao Phraya custa de THB 6 a 10 para qualquer destino ao longo do rio. As ferries são a melhor forma de ir para as ilhas. A viagem dura normalmente 2 horas, algumas possuem ar condicionado e bebidas são servidas ao longo do percurso.

Gastronomia
Aromas, sabores e cores fazem da cozinha tailandesa uma das mais especiais do mundo. São grelhados mergulhados em condimentos apimentados, com manjericão doce, coentro e folha de limão. Leite de côco, curry, grãos, fibras e muito gengibre temperam os pratos e perfumam as ruas da cidade. É bom saber que comidas vendidas na rua geralmente são muito boas e confiáveis. Como o tailandês está acostumado a degustar os pratos com muita pimenta, alguns restaurantes pegam leve para turistas que não são acostumados com o paladar. Pergunte antes quanto "spyce" e' o prato!


Salada de Papaya Verde


Informação Turística
A autoridade de turismo tailandesa é a TAT , que tem a central na área de Blanglamphu, Rajdamnoen Nok 4. Fica a cerca de 20 minutos da Khao San Road, reduto turístico e de mochileiros.


TIPS-VIDEOS-IMAGENS ADICIONAIS: CASAL ESPOSA & MARIDAO
AGRADECIMENTOS ESPECIAIS: a amiga Graciela K., que nos motivou a escrever sobre Bangkok, pois nos enviou suas duvidas. Beijos!

Tailandia, 05 de Maio de 2011.
(RC)

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon