VALENTINE'S DAY - DIA DE SAO VALENTIM - "DIA DO AMOR", NOS ESTADOS UNIDOS (RC)

No próximo Domingo, dia 14 de Fevereiro, comemora-se nos Estados Unidos e em muitos outros lugares do Mundo o DIA DE SÃO VALENTIM, ou melhor o VALENTINE'S DAY.

Na verdade, e' um pouco difícil definir essa Comemoracao, porque inicialmente era algo parecido como o "DIA DOS NAMORADOS", mas o que acontece de fato e' que e' mais o DIA DO AMOR, o dia de trocar votos, presentinhos (ou presentoes) com aqueles de quem gostamos de verdade, quem amamos, quem são nossos "Amigos do Peito".

Ja' escrevi sobre ele aqui no Blog, o estou aproveitando para republicar o POST, porque acho que ficou bem bacaninha.
Espero que gostem!
Meu Beijo! (RC)




Quando nos morávamos no Brasil muito pouco se falava em VALENTINE'S DAY. Uns interpretam como DIA DOS NAMORADOS, mas não e' "exatamente" isso. E' um pouco mais... seria o DIA DO AMOR, CARINHO, AMIZADE...? Não necessariamente entre "namorados", mas entre "GENTE QUE SE GOSTA".

Não e' para ser uma CELEBRACAO "CARA". E' para se trocar bilhetinhos e mimos, como chocolatinhos em forma de coracao!

Na Tailândia, por haver muitos ESTRANGEIROS, e pelo fato dos meus filhos estudarem em ESCOLA INTERNACIONAL, conhecemos um pouco mais de perto essa gostosa tradicao, de trocar os bilhetinhos e alguns mimos.

Como (acho) ja' contei aqui, na nossa casa, praticamente abolimos essa historia de ficar DANDO PRESENTES toda vez que e' "institucionalizado" um "dia de dar presentes". A gente da' quando pode, quando precisa, ou quando ACHA "AQUELA COISA" que a outra pessoa tanto queria ou que e' "A CARA DELA"!

Portanto, acreditem, faz tempo que não ganho presente de VALENTIM (acho que nunca ganhei), DE NATAL (juro! não ganhei nenhum!), de ANIVERSÁRIO... etc etc... Ganho, sim, cartoezinhos dos meus filhos e ja' ganhei algo como "VALE SERVIL", onde durante "um dia inteiro" eu posso ficar "refastelada no sofa', pedindo tudooooooo no colinho, pra eles: água, massagem, cafezinho..."! Hahahahaha!

NESTE NATAL, aqui nos EUA, passamos, depois de muitos anos, sozinhos - so' nos 5. Sempre íamos ao Brasil nesta época, mas dessa vez não deu. Dai, para não ficar aquela "presepada de presentes pra cá e para la'" e para "educar nossos filhos no que acreditamos ser mais sincero para a vida", decidimos fazer AMIGO OCULTO (AMIGO SECRETO) entre nos cinco! Foi muito legal! Demos um dinheirinho para cada criança, e elas mesmas compraram (em segredo) - no Supermercado mesmo - os presentes. 
Minha filha de 10 anos me "tirou" e escolheu uma "colecao de bijuterias"! Mas o que ela ficou mesmo feliz foi por ter encontrado um ANEL LINDO, TIPO BRILHANTE, por 5$ (Cinco Dólares)!

Quando ela ouviu meu marido dizendo pra mim há alguns dias atrás: "puxa amor, não comprei nada pra você pelo Valentine's Day"... ela foi no ouvido dele falar baixinho: "Pai, vai la' no Mercado que tem anéis lindos por 5$!".

Não, não ganhei nem de 5$ nem de 500$. Mas sabe do que mais? Não preciso mesmo do tal anel... preciso e' de AMOR, CARINHO, AMIZADE... so' isso... e para isso, não ha' dinheiro que seja suficiente...

FELIZ VALENTINE'S DAY, queridos amigos e leitores.
Fiquem sempre por aqui, combinado?
(RC) 

EM TEMPO:
No G1, bem AQUI O', tem uma reportagem simpática sobre esse DIA DE VALENTIM,  celebrado anualmente em 14 de fevereiro em diversos países.


Existem algumas historias sobre donde veio esta Celebracao... Uma delas, segundo o texto do G1, e pela qual mais me simpatizei, conta que um padre de Roma acabou se tornando o mais conhecido São Valentim. "A história conta que o Imperador Claudius 2 baniu os casamentos por acreditar que homens casados se tornavam soldados de má qualidade.
Valentim, porém, defendeu que o casamento era parte do plano de Deus e dava sentido ao mundo. Por isso, ele quebrou a lei e organizou casamentos em segredo.

Quando Claudius descobriu, Valentim foi preso e sentenciado à morte.

Na prisão, ele se apaixonou pela filha de um carcereiro. No dia do cumprimento da sentença, ele enviou uma carta de amor à moça assinando: "do seu Valentim" – o que originou a prática moderna de enviar cartões para a pessoa amada."

***

DIA 2 DE FEVEREIRO, O DIA DA MARMOTA. MAS NESTE ANO DE 2016 FOI CANCELADO NO CANADA'... VEJA POR QUE. (RC)

Acreditem! Dia 2 de fevereiro aqui nos Estados Unidos, é DIA DA MARMOTA!
Uma DATA FESTIVA pra eles!
De acordo com o PORTAL TERRA, "Desde 1886, uma multidão de pelo menos 40 mil pessoas se reúne na cidade de Punxsutawney, Pensilvânia, na manhã de 2 de fevereiro para assistir uma marmota sair de sua toca.".

Segundo o G1, Portal de Noticias, a Marmota Phil previu PRIMAVERA ANTECIPADA nos Estados Unidos! Oba!


02/02/2016 17h29 - Atualizado em 02/02/2016 18h13

Marmota Phil 'prevê' primavera antecipada nos Estados Unidos

Cerca de 10 mil pessoas assistiram a rito com marmota. 
Dia da marmota é celebrado todo dia 2 de fevereiro.

Do G1, em São Paulo

Cerca de 10 mil pessoas se reuniram nesta terça-feira (2) nos Estados Unidos para ver a previsão climática da famosa marmorta Phil do distrito de Punxsutawney, na Pensilvânia. Phil deixou sua toca nesta terça e não viu a sua sombra, prevendo, segundo a tradição do dia da marmota, que a primavera deste ano chegará mais cedo.
POREM, o mesmo nao se deu no CANADA'! NESTE ANO DE 2016 A FESTIVIDADE FOI CANCELADA. Segundo a nota a seguir:

"Uma marmota num centro canadiano de reabilitação de vida selvagem morreu no sábado, apenas dias antes da cerimonia em que o animal "previa" quando se daria a chegada da primavera. A festa do Dia da Marmota do centro de reabilitação foi cancelada após a morte inesperada da Winnipeg Willow, que tinha seis anos. 

"Estamos completamente chocados", escreveram os funcionários do Prairie Wildlife Rehabilitation Centre, em Winnipeg, no Canadá. "Ainda esta manhã ela estava normal, comendo sua cenoura... mas quando viemos esta noite, a encontramos morta"."





Sempre nessa data, eles pegam uma MARMOTA cujo nome é PHIL,  tiram-na da sua TOCA e a  colocam no chão... Reza a Lenda que se a Marmota vir sua própria sombra,  e fugir de volta para o seu buraco, ela apontara que nas próximas semanas o tempo/temperatura vai mudar,  ficando pior por pelo menos mais 6 semanas. Contudo, se o tempo estiver nublado, e ela não vir sua sombra, é porque a Primavera e o tempo bom estão próximos! (EI!? NÃO DEVIA SER O CONTRARIO?)

Parece brincadeira, diante de tanta tecnologia de que dispomos hoje em dia, mas essa TRADIÇÃO por aqui é bastante forte!

A coisa mais incrível é que eles (os americanos) dizem que o bicho "é o mesmo" desde sempre... ah ta... que todo ano eles dão uma "poção"  pra ele viver mais 6 anos... ah... ta...

O caso da Marmota tomou popularidade depois do filme "Feitiço do Tempo" (1993), protagonizado por Bill Murray. Bem, eu assisti e me diverti bastante!


EM TEMPO: uma querida leitora nossa bem lembrou que esse filme começa pelo caso da Marmota, mas rola em torno da incrível situação de que o tal repórter (Murray) fica "preso" no dia 2, que todo dia começa, termina e recomeça sem fim! É realmente muito divertido, e no final das contas faz a gente pensar na própria engrenagem da nossa vida..

No ano de 2015, Phil viu a sua sombra, o que significa dizer que - segundo a tradição - o inverso seria mais longooooooo! Brrrrrrrrrrr!

Então, vamos confiar na Marmota Phil para PREVER O TEMPO?
(RC)

Protected by Copyscape Duplicate Content Software
E não esqueça: COMPARTILHAR NÃO E' PLAGIAR! Fique a vontade de enviar nossos POSTS aos amigos! Obrigada.

O PARASITA MORA AO LADO, por Alexandre Carvalho dos Santos

O parasita mora ao lado
A maioria dos psicopatas não mata - são pessoas que se aproximam no trabalho, nas amizades e na cama para se dar bem às custas de você. Saiba como detectá-los

Texto Alexandre Carvalho dos Santos
Psicopata que faz picadinho de quem pega carona. Psicopata que tortura uma família inteira num feriado. Psicopata líder de seita assassina. Psicopata canibal. Se todos os psicopatas usassem a máscara do Jason do Sexta-Feira 13, seria mais fácil mudar de calçada na mesma hora. Só que na vida real a maioria deles não tem a fachada nem os modos de um assassino sanguinário. E mais: poucos são os que matam ou aparecem nas manchetes.

"O psicopata com uma postura criminosa é o do tipo predatório, que satisfaz suas necessidades por meio de uma ação destruidora, agressiva e fria", diz Antônio de Pádua Serafim, coordenador do programa forense do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP. "Mas há o psicopata parasitário, que só se aproveita das pessoas mais vulneráveis para conseguir o que ele quer. Esse não adotará, necessariamente, uma conduta criminosa, mas provocará estrago no ambiente social", afirma.

O parasita pode passar a vida inteira sem chamar a atenção, apenas fazendo a especialidade do psicopata: manipular os outros, aproveitar-se do próximo, desestabilizar famílias, passar a rasteira em alguém para se dar bem.

E onde está essa gente mal-intencionada? Talvez no seu escritório, decidindo que ninguém vai ter participação nos lucros do ano - só ele. Ou entre os seus amigos, pedindo que banquem a conta da noitada (esqueceu a carteira...). Ou pior: talvez esteja na sua cama.

Caiu a ficha? Os psicopatas estão entre nós, e não é nada fácil identificá-los. "A dissimulação é um dos principais sintomas que compõem a psicopatia", diz Geraldo José Ballone, professor de psiquiatria da PUC de Campinas. "A simpatia e o carisma encobrem o seu verdadeiro perfil. Em geral, quando percebemos a possibilidade de um conhecido ser psicopata, o dano já está feito", diz Ballone.

Então, em quem confiar? Se você não quer ter um parasita manipulador azucrinando a sua vida, preste atenção às características de colegas, amantes e amigos psicopatas.

NA AMIZADE
É fácil confundir aquele amigo grudento e folgado com um psicopata. Os dois estão sempre telefonando em horas impróprias, não saem da sua casa, bebem a sua cerveja, pedem os seus livros emprestados e não devolvem. Mas o chato de galocha tem fácil solução: você o ignora, dá um chega para lá, e isso resolve. Mas, se for um psicopata de verdade, pode rezar.

No começo, é o amigo de fé. De tanto estudar a sua personalidade, projeta em si uma imagem que bate com tudo o que você espera de um irmão camarada. Assim, conquista a sua confiança e participa cada vez mais da sua vida. "Ele suga tudo que o relacionamento pode oferecer, de dinheiro e bens materiais à submissão quase escravista", diz o psiquiatra Geraldo José Ballone. Grudado no companheiro saudável, consegue tudo do amigo para si: status, dinheiro na conta, casa na praia, geladeira cheia, carro novo... E os empréstimos sempre são acompanhados de uma história comovente.

A marcação cerrada do "melhor amigo" custa à vítima a vida própria: lá se vão o namoro e outras amizades. Quando se dá conta, já é tarde demais.

Na hora de dar um basta no camarada sacana, o amigo ainda fica com pena. "Isso ocorre porque, quase sempre, a vítima é a última a acreditar na índole sociopática do amigo", afirma Ballone. Mas a recíproca não é verdadeira: quando já arruinou suas relações, o psicopata vem com a história de que precisa comprar cigarros... e some. Ele pode não arrancar pedaços do seu fígado para comer no café-da-manhã, mas vai tirar um bocado do que você tem de autoestima, dignidade e confiança no próximo.

NO AMOR

Num relacionamento amoroso o psicopata também extrai tudo de aproveitável da outra pessoa, até só sobrar o bagaço. Se a namorada for famosa, é para ganhar status. Se a esposa for bonita-bacana-inteligente, é para exibir como troféu. Se tiver dinheiro, então...

Foi o caso da americana Donna Andersen, uma mulher que, perto dos 40 anos, conheceu pela internet a versão melhorada do Sean Connery. Pelo menos era como o viúvo James Montgomery se descrevia. Militar das Forças Especiais da Austrália, foi condecorado por atos de bravura no Vietnã. Já distante da troca de tiros com vietcongues, entrou para a indústria de entretenimento dos EUA. Após algum tempo de e-mails, casaram-se.

Apesar de se dizer tão bem de vida, Montgomery logo convenceu a mulher a patrocinar os seus negócios. Um deles: vender restos do Titanic num show itinerante. O "itinerante" significava que Montgomery tinha gastos estratosféricos com passagens aéreas, contas de celular e outras despesas. Tudo bancado pela dedicada esposa, que tinha um negócio próprio e foi se endividando até chegar ao fundo do poço.

Somente quando o prejuízo beirou os US$ 300 mil, a moça descobriu com quem se casara. Montgomery era maridão de mulheres em outras cidades - daí tantas viagens. E o harém todo pagava pelas aventuras extraconjugais.

Mas como um veterano do Vietnã seria capaz disso? Sua mente teria sido afetada pelos horrores do campo de batalha? Não. Apesar de dar palestras sobre a guerra em escolas, participar de desfiles de veteranos e passear com o cachorro de boina verde, Montgomery nunca tinha sido do Exército.

DO CÉU AO INFERNO
"Não há jeito de manter um relacionamento com um psicopata sem se ferir de algum modo", afirma Sandra L. Brown, autora do livro Women Who Love Psychopaths ("Mulheres Que Amam Psicopatas"). "Não existe uma cartilha do tipo ‘como ter uma relação feliz e sadia com um psicopata’. As pessoas normais são sempre afetadas pela patologia dos seus parceiros." E por que insistir num romance que inevitavelmente vai deixar cicatrizes?

Porque o coração é cego e burro, e isso dá espaço para o psicopata pôr em prática sua estratégia de abordagem.

Funciona assim: enquanto conhece a vítima, ele se empenha em descobrir seu calcanhar-de-aquiles. Se a garota tem complexo de inferioridade, trata de apontar beleza onde o resto do mundo vê a Betty, a Feia. Se a garota procura um cara bem de vida para apresentar aos pais, ele diz que herdará 5 fazendas no Mato Grosso. Tudo mentira, claro. Mesmo que nunca pague a conta nos restaurantes, ele disfarça com tanto charme que a cara-metade nem se importa.
Uma vez estabelecida a relação, o psicopata começa a mostrar as garras. Vive às custas do outro, mantém casos extraconjugais, só pensa na própria satisfação e impõe uma relação de posse. E, por mais que apronte, ele sempre transfere a sua culpa à vítima. Se abusar do dinheiro da namorada rica e mais velha, será porque sua infância foi difícil e miserável; se for pego pulando a cerca, será porque a mulher não lhe dá a atenção devida.

Se você descobriu que se casou com um psicopata, prepare-se, pois não vai ser fácil romper com ele. Quando não precisa mais do relacionamento, o psicopata novamente sai para comprar cigarros e nunca mais dá as caras. Mas, se a situação for inversa e sentir que perdeu um brinquedo que lhe pertencia, o cara vai dar trabalho. "O psicopata vai ignorar a vontade da vítima. Poderá segui-la, arquitetar uma vingança e chegar até a ameaçar a vida da pessoa", diz Sandra Brown. "Quem deseja terminar uma relação com um psicopata precisa de ajuda para traçar um plano seguro de saída."

NO TRABALHO
O ambiente das grandes empresas é um cenário convidativo para o psicopata montar seu teatro - principalmente a partir dos anos 90, numa competitiva era de aquisições, fusões e falências em que, para sobreviver, organizações se tornaram menos burocráticas e controladoras e muito mais agressivas.

Segundo Paul Babiak em seu livro Snakes in Suits ("Cobras de Terno"), a autoconfiança, a força e a frieza que caracterizam os psicopatas fez a cabeça de muitos caçadores de talentos que buscavam funcionários "proativos" e dispostos a assumir riscos. "Egocentrismo e insensibilidade tornaram-se repentinamente defeitos toleráveis na hora de buscar talentos necessários para sobreviver num mundo de negócios acelerado", diz Babiak.

Mas, ao procurar pessoas com senso de liderança - isto é, que assumem metas, tomam decisões sem medo e obtêm dos outros o necessário para tais metas -, tornou-se fácil confundi-las com um pacote de coerção, dominação e manipulação ocultado por uma bela embalagem.

E como um departamento de RH bem estruturado deixa passar um psicopata após tantas análises de currículos, entrevistas e dinâmicas?

Simples: o psicopata tem um talento enorme para enganar. Se ele colocar na cabeça que quer ser piloto de uma companhia aérea, vai dar um jeito de forjar um comprovante da Nasa dizendo que já foi até astronauta. Vai mentir no currículo, vai mentir nas entrevistas e vai fazer tudo isso com o sangue frio e o charme. Psicopatas são convincentes, encantadores e conseguem transformar um punhado de conhecimentos superficiais numa tese de doutorado.

E o que pode resultar da contratação de um psicopata? Dificilmente algo que preste. Para começo de conversa, ele não tem espírito de equipe. Muito pelo contrário: se for preciso puxar o tapete de um colega para promover-se, não vai pensar duas vezes. Outro lado da questão é que o psicopata não tem o menor interesse no futuro da empresa. Para ele importa o aqui-e-agora, a satisfação rápida e intransferível.

Além disso, psicopata não compartilha dos mesmos valores da companhia e de seus colegas. A diretoria quer gente que dê duro, todo dia, das 8 às 18 horas, e que vista a camisa da empresa? Pode esquecer. Ele até consegue encarar essa rotina por um certo tempo, sempre com a intenção de passar uma imagem falsa. Mas os únicos valores que lhe dizem respeito são só os que estão na própria cabeça.

Como regras sociais não lhe dizem nada, ele frequentemente comete atos ilegais, o que joga a reputação da empresa no buraco. Desvio de grana, assédio moral e sexual são corriqueiros. Por isso, não dura muito na empresa. No entanto, sua passagem é um vendaval (veja o quadro à esquerda).

Se a trajetória do psicopata não prejudicar a empresa como um todo, no mínimo alguém vai sofrer com seu convívio. Nas mãos de um mestre da mentira e da manipulação, seu colega precisa passar o expediente todo com os olhos nas costas - caso contrário, vai acabar fazendo o trabalho que o psicopata deixa de lado (sem levar os créditos por isso), além de ser envolvido numa teia de intrigas.

Esse é o seu caso? Então fique contente por ele não ser seu chefe. Em algum momento você já disse que seu chefe é um carrasco. Pode ser verdade, mas daí para ele ser um psicopata são outros quinhentos.

Ele vai sentir prazer físico em humilhá-lo na frente de colegas e de outros chefes; vai culpá-lo por qualquer porcaria que ele mesmo fez, e vai assumir o crédito por qualquer trabalho bacana que você produzir.

Sim, abusos de autoridade e falta de ética não são exclusividades de chefes psicopatas. A diferença é que, para o psicopata, esse é o padrão.

Como lidar com um amigo psicopata 

Ligue o detector de mentiras
Psicopata mente mais que político em campanha. É um especialista no assunto, mas a constância das papagaiadas acaba entregando o sujeito. Se 90% do que seu amigo diz parece cascata da brava, mantenha os dois pés atrás.

Ouça a voz da razão
Sua namorada não vai com a cara do seu amigo, diz que é folgado, que só se aproveita de você e não merece um pingo da sua dedicação? Ok, namorada diz isso de todos os nossos amigos. Mas, se a turma toda concordar, fique com a pulga atrás da orelha.
Esconda a grana

Só empreste dinheiro para seu amigo se tiver certeza de que não é um psicopata. Se for e concluir que você é um cofre ambulante, prepare-se para ver sua conta no fundo do poço. Ele sempre vai convencê-lo de que pagará tudo, com juros, no fim do mês. Só não vai dizer de qual mês.

Não seja cúmplice
"Uma mão lava a outra", "te devo uma" e "só pediria uma coisa dessas a você" são clássicos do psicopata. Mas nunca negocie com o Diabo. Se fizerem bobagem juntos e forem descobertos, adivinhe para quem vai apontar o dedo...

Feche a porta de casa

O pior que você pode fazer, numa amizade com um psicopata, é dividir a sua casa. Enquanto você mantiver a geladeira cheia e pagar o aluguel sozinho, ele não vai ter motivo para procurar outro teto. A não ser que arrume alguém mais trouxa.

Imponha regras
Ignorou a dica aí de cima? Enquanto não arruma uma boa desculpa para despejá-lo, mostre quem manda na casa. Sujou, limpou. E o que é seu é seu. Para casos extremos, coloque etiquetas nos seus xampus, iogurtes, cds preferidos.

Caia fora
Você só tem a perder na amizade com um psicopata. Além de se aproveitar de você, ele vive num mundo fora das regras sociais, o que torna qualquer relacionamento perigoso. Se sua casa ainda está inteira e você não perdeu a namorada ou os outros amigos, considere-se um sortudo e corte o mal pela raiz. Agora! Já!

O que fazer quando seu amor é um psicopata 
Desconfie quando a esmola for muita
Nos primeiros encontros, sua cara-metade é a gentileza em pessoa? Quer jogar golfe com o seu pai? Adorou o filme iraniano de que só você gosta? Diz que tem dinheiro à beça, mas não pode falar sobre o trabalho porque é agente secreto? Ou você acertou na Mega-Sena ou arrumou um psicopata.

Banque o Sherlock
Psicopata legítimo já vem de berço. E ninguém melhor que os parentes e os amigos (se ele tiver) para revelar seus podres. Chame a sogrona de canto e comece o questionário. Se não der certo, tente o irmão caçula. Esse deve ter uns quinhentos motivos para dedurar as torturas do mais velho.

Não tenha pena
Psicopata que é psicopata adora se fazer de coitado. Se enche a sua cara de porrada, é porque você o mata de ciúme. Se rouba a sua grana, diz que mandou para a avó doente que mora no interior. Às vezes, até chora enquanto dispara as lorotas. Tadinho...

Não tente mudá-lo
Coloque uma coisa na cabeça: psicopatas não têm cura. Não adianta rezar, fazer simpatia, levar à mãe-de-santo. Muito menos achar que a força do amor vai regenerá-lo. Uma hora, a pessoa vai aprontar, e vai sobrar para você.

Não vacile
Se desconfia que o amorzão é um baita de um psicopata, não dê sopa para o azar. Conta conjunta, só por cima do seu cadáver. E suma com machados, serras elétricas e outras ferramentas que viram armas. Resumindo: se ele ainda não pensou em fazer picadinho de você, não dê ideia.

Compre um cachorro
É batata. Dez entre dez psicopatas treinam suas maldades no vira-lata mais próximo. Fique atento ao modo como seu par trata o cãozinho. Se vibra de prazer ao amarrar rojão no rabo do cachorro, imagine o que ele pode fazer com você.

Caia fora
Descobriu o que todo mundo via, menos você? Então dê no pé enquanto é tempo. Só lembrando: psicopatas não reagem bem quando levam um fora. Troque o número do telefone e a fechadura da casa. Também é boa hora para aquela viagem que você tanto adiava para a Oceania.

Como sobreviver a um chefe psicopata 
Seja um Top Gun
Qualquer desempenho abaixo da perfeição é o sonho do chefe psicopata. Ele é pago para ava­liar o seu trabalho e vai explorar suas deficiências ao máximo. Qualquer pequeno deslize pode virar um tsunami. Mas, se você for um ninja em tudo o que faz, ele vai escolher outro alvo.

Deixe por escrito
Tudo de que o psicopata precisa é um escritório em que ninguém consegue provar as suas sacanagens. Será a sua palavra contra a dele. E ele é o chefe, o lado mais forte da corda. Então guarde os e-mails trocados, faça atas de reunião, registre tudo o que puder. Assim, as mentiras dele terão perna curta.

Conte até 100
Brigar com o chefe nunca é uma boa ideia. Com o psicopata, então, é suicídio; ele é mestre em trazer o seu pior lado à tona. Evite atritos e, quando for inevitável, não perca a cabeça. Ah, e não desconte no cachorro ou no irmão caçula quando voltar do trampo.

Ponha a boca no mundo

Procure o RH e faça as suas queixas. Em algumas empresas, você pode até manter anonimato, mas lembre-se de que isso enfraquece a sua história; tem que haver outras reclamações parecidas para o bicho pegar para ele.

Peça uma transferência
O psicopata do seu chefe resolveu pegar bem no seu pé? Busque alternativas para ficar longe dele. Pode haver uma vaga em outro departamento. E pode ser do outro lado da cidade.

Caia fora
Emprego não é casamento. Se nada funcionar, atualize o currículo e avise sua rede de contatos que está à caça de "novos desafios". Melhor que passar o resto da vida deprimido no domingo à noite, antecipando os sofrimentos da semana.

Os passos do parasita engravatado
Segundo Babiak, o aminho do psicopata no mundo corporativo tem 5 fases 1. CONTRATAÇÃO
Sua capacidade de contar lorotas e seduzir está a todo vapor. A incapacidade de se emocionar também vai contar pontos na comparação com outros candidatos, prejudicados pelo nervosismo natural das entrevistas de emprego.

2. ACLIMATAÇÃO
Agora o psicopata tenta descobrir quais são as pessoas mais importantes da empresa. Seu objetivo é ficar íntimo delas para influenciá-las em decisões que o beneficiem.

3. MANIPULAÇÃO
Começa o seu jo­guinho. Faz fofocas sobre potenciais concorrentes a uma promoção, joga informações falsas na “rádio-peão”. Quanto maior o caos, mais ele se sente em casa.

4. CONFRONTAÇÃO
O psicopata começa a tirar a máscara, pois precisa livrar-se dos que usou para avançar na empresa. O colega que foi confidente e cúmplice passa a ser humilhado e ameaçado.

5. PROMOÇÃO
Depois de muito mexer as peças de um xadrez perverso, o psicopata avança na empresa, conquistando um posto de maior poder e deixando um rastro de destruição atrás de si. Pronto, o estrago está feito.

"Não permita que tua língua adiante teu pensamento!"
Autor Desconhecido
‎"Fuja do elogio, mas tente merecê-lo"
François Fénelon